



Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2025 @ 13:13
São Paulo - Projeto laboratorial da Faculdade Cásper Líbero amplia presença multiplataforma e passa a oferecer programação em áudio e vídeo via streaming
A Rádio Gazeta Online, emissora laboratorial produzida por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, passou a transmitir sua programação também em vídeo, 24 horas por dia, simultaneamente ao áudio tradicional. A iniciativa marca a estreia do formato conhecido como “visual radio” ou “radiovisual”, que permite ao público acompanhar os conteúdos jornalísticos, culturais e de entretenimento tanto ouvindo quanto assistindo aos programas, de forma gratuita, via streaming.
A nova fase da emissora conta com investimento em tecnologia e a aposta na convergência de mídias dentro do ambiente acadêmico. Os conteúdos em áudio e vídeo são idealizados e produzidos por alunos monitores dos cursos de Audiovisual e de Jornalismo, sob orientação pedagógica e supervisão técnica de professores e profissionais da Cásper Líbero. Estudantes de todos os cursos podem colaborar de forma voluntária nos projetos da rádio.
+ Gazeta FM anuncia Marcio Linhares como novo superintendente em São Paulo
“Celebramos um marco na história da rádio com a estreia da programação em radiovisual, materializando uma conquista que simboliza inovação, criatividade e a força de quem acredita no futuro da comunicação”, destacou Roberto Vilela, supervisor operacional da Rádio Gazeta Online.
Segundo Renato Tavares, coordenador do curso de Audiovisual da Cásper Líbero, a novidade está alinhada à proposta de formação multiplataforma da instituição. “As inovações da Rádio Gazeta Online acompanham as demandas do mercado profissional e propiciam aos alunos o desenvolvimento de novas competências e linguagens”, afirmou o docente.
A grade da emissora é composta por atrações de diferentes formatos, como os conteúdos informativos Boletim Rádio Gazeta Online, Importante é Saúde e Podcast Edição Extra; os programas culturais Claquete Gazeta, RG do Samba e Discoteca Gazeta; além de produções de entretenimento como o game Batalha Gazeta, os programas Partiu e PodCásper, e o esportivo 4 de Acréscimo. A programação também inclui músicas, videoclipes e produções ligadas à pesquisa científica e a projetos de extensão universitária.

Para Rogério Furlan, supervisor pedagógico da Rádio Gazeta Online e professor do curso de Audiovisual, a chegada do formato audiovisual potencializa a formação dos estudantes em múltiplas linguagens. “As produções realizadas pelos alunos tornam-se laboratórios práticos de comunicação midiática, e o streaming consolida essa experiência, alinhando ensino e inovação de mercado”, completou.
A programação em áudio e vídeo da Rádio Gazeta Online pode ser acompanhada diretamente pelo site radiogazetaonline.com.br ou pelo aplicativo da emissora. O público pode escolher como prefere consumir o conteúdo — apenas ouvindo ou também assistindo — em sintonia com os slogans do projeto: “um novo jeito de ouvir rádio” e “cada vez mais conectada”.


