




Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2025 @ 09:19
São Paulo - Painel reúne profissionais do setor para discutir a relevância da mídia na divulgação de ações culturais
Atualizado - O rádio foi tema de destaque no Congresso ABRAPE durante o painel “A Importância das Rádios no Fortalecimento dos Eventos”, realizado nesta terça-feira (11) no palco central do evento. A mesa reuniu nomes reconhecidos do setor de comunicação, como Luiz Benite (Rede Massa), Marcelo Siqueira (Rede Nativa FM), Daniel Starck (tudoradio.com) e Murillo Huada (Band FM), sob mediação de Jany Lima (Rádio Disney), vice-presidente da ABRAPE.
O encontro reforçou o papel da mídia rádio como canal essencial na divulgação de eventos, sejam eles shows, festivais ou ações culturais de diferentes portes. Os participantes destacaram o rádio como um meio acessível, próximo da audiência e com credibilidade consolidada, sendo capaz de gerar engajamento emocional com autenticidade.
“O desafio dos 30 segundos é prender o ouvinte e transformar informação em emoção”, afirmaram os painelistas ao analisarem os formatos de divulgação utilizados pelas emissoras. A proposta central do debate foi mostrar como o rádio permanece relevante mesmo diante do avanço de plataformas digitais, ampliando sua presença em diferentes formatos de entrega.

Daniel Starck, Luiz Benite, Marcelo Siqueira, Murillo Huada e Jany Lima - Foto: ABRAPE
Daniel Starck, CEO do tudoradio.com, avaliou a participação do meio no congresso. “O encontro foi muito importante, pois foi uma oportunidade de mostrar como a entrega de rádio evoluiu, seja nas mais diversas plataformas. O receptor de rádio também foi ressignificado, e isso mantém a relevância do nosso meio em alta”, afirmou. “Para o setor de eventos, o rádio é um parceiro fundamental. E nós, palestrantes, deixamos isso claro: o papel de parceria que o rádio desempenha para o setor de eventos”, completou.
Marcelo Siqueira destacou que "sempre existe uma rádio para um evento, não importa o tamanho". Além das estações musicais, Siqueira ressaltou a força das emissoras jornalísticas na diversificação de formatos e conteúdos. E nessa linha, Murillo Huada explicou que o rádio vai além dos 30 segundos, que existe uma série de possibilidades que podem ser exploradas e destacou que é preciso de planejamento estratégico, até para tirar melhor proveito de cada possibilidade. "Independente do tamanho do evento, tem sempre um formato no rádio que potencializa a venda de tickets e fortalece a marca", destaca Huada.
Durante sua fala, Starck apresentou dados de audiência do rádio no Brasil e no mundo, contextualizando as transformações vividas pelo meio. “Tivemos a oportunidade de explicar um pouco mais sobre como funciona a mídia de rádio, as diferenças de estratégia e as possibilidades que as emissoras oferecem para o planejamento de eventos. Pudemos reforçar o valor do rádio e mostrar que é um investimento que traz retorno aos parceiros”, acrescentou.
Luiz Benite destacou que o rádio chancela o artista e lembrou que estratégias como a pré-venda de ingressos, ainda pouco exploradas, podem ser ferramentas poderosas para engajamento. O painel concluiu que a aproximação entre rádios e produtores de eventos é fundamental para fortalecer o setor, personalizar campanhas e valorizar o entretenimento como parte significativa da economia criativa.
A programação do Congresso ABRAPE segue nesta quarta-feira (12), com painéis que abordam economia, marketing, inteligência artificial, saúde mental e os desafios jurídicos do setor.

Daniel Starck, Luiz Benite, Marcelo Siqueira, Murillo Huada e Jany Lima - Foto: Redes sociais da ABRAPE
Programação do dia 12
Palco Central
11h – O Brasil que Vai Surpreender: O Que Esperar da Economia e da Política em 2026 – Ricardo Amorim
12h – Festa de Barretos – Onde o Brasil se Encontra – Emílio Carlos dos Santos
14h – Cerimônia de Premiação do PRESE
15h – O Segredo no Palco: Revelamos os Cases de Live Marketing que Fizeram Grandes Marcas Dizerem “Sim” – Felipe Bratfisch (mediador), Nathália Garcia (Diretora de Marketing Bradesco – confirmada), Carla Kuny (Diretora de Marketing Volkswagen), Fernando Maffei Frasca (Experienced Sales and Marketing Manager – confirmado)
16h – Negócios Internacionais no Setor de Entretenimento – Pedro Neto, Paulo Junqueira e Álvaro Covões – Mediação: Lucyano Serrano
17h – Aplicações de Inteligência Artificial e Inspirações para o Setor de Eventos do Brasil – Caroline Riley (Amazon) e Leonardo Rigueto (Data & Analytics Ambev) – Mediação: Alessandro Possoni
Sala Sebrae – Forma e Transforma
11h – Saúde Mental: Bastidores da Resistência – Quando a Pressão Encontra Limite Humano – Lisiane Touguinha
14h – Captação e Gestão de Patrocínios no Mercado de Entretenimento – Pedro Ivo (Live Nation), Renata Guaraná (The Town) e Carlos Konrath (Opus Entretenimento) – Mediação: Priscila Machado Araújo
15h – Plan to Win: Empresas Feitas para Vencer – Ricardo Grzybowski
17h – Entre a Formalidade e a Flexibilidade: A Pejotização no Mercado de Eventos – Mariana Bombach, Bruno A. F. Guimarães e Ana Caroline Braun
Sala Tendências e Cases
11h – Saúde Mental: Bastidores da Resistência – Quando a Pressão Encontra Limite Humano – Lisiane Touguinha
14h – Captação e Gestão de Patrocínios no Mercado de Entretenimento – Pedro Ivo (Live Nation), Renata Guaraná (The Town) e Carlos Konrath (Opus Entretenimento) – Mediação: Priscila Machado Araújo
15h – Plan to Win: Empresas Feitas para Vencer – Ricardo Grzybowski
16h – Gente – Rider Mínimo: Cultura, Bastidores e a Arte de Liderar Quando Ninguém Está Olhando – Wilson Kontoyanis
17h – Entre a Formalidade e a Flexibilidade: A Pejotização no Mercado de Eventos – Mariana Bombach, Bruno A. F. Guimarães e Ana Caroline Braun
Sala Ecossistema ABRAPE
11h30 – Lançamento de Benefício: Seguro ABRAPE
14h – Cases Salve o Sul – Wagner Ripper, Eliza Pierim e Nei Ávila
15h – Representação Regional – Pedro Guimarães e Botinha (Regional RJ), Luciana Villa Boas
16h – O Setor de Eventos e a Reforma Tributária – Conquistas e Próximos Desafios – Lucas Sá
17h – Do Palco ao PIB: O Impacto Econômico dos Eventos no Brasil – Leonardo Alonso Rodrigues
Sala AMBEV
10h às 11h – Apresentação de Projetos Incentivados
15h às 16h – Ambev – Plataformas e Edital Brasilidades – Leandro Mendonça, Thaísa Braga e Felipe da Veiga
16h às 18h – Plantão de Dúvidas – Projetos Incentivados – Felipe da Veiga e Rafael Foresti


