Quinta-Feira, 04 de Março de 2010 @ 14:03
Ribeirão Preto – Emissoras seguem afetadas pela proximidade física e de canais
O interior paulista possui um dos dials mais congestionados do país. O excesso de cidades com direito a concessões em FM congestiona o espectro radiofônico, especialmente nas regiões de Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Centro Paulista. Porém uma alteração pode atenuar o problema, porém não vai resolver.
O Tudo Rádio.com já relatou duas vezes uma curiosidade relacionada a frequência 96.9 FM. Três grandes centros do interior possuem emissoras potentes operando neste canal. A primeira delas é a 96 FM 96.9 de Bauru, rádio de amplo alcance regional. O sinal da FM bauruense conflita com a Rede Aleluia FM 96.9 de São Carlos (torre e concessão de Ibaté), outra estação potente. Esse conflito é grande nas regiões de Jaú, Ibitinga, Itápolis, Arealva, entre outras praças.
A situação foi atenuada entre São Carlos e Ribeirão Preto. Hoje a Rede Aleluia conflita diretamente com a 96.9 FM de Ribeirão Preto (torre e concessão em Jardinópolis). A 96.9 de Ribeirão é menos potente em relação às outras duas FMs que operam neste mesmo canal, porém o conflito é maior devido a topografia e a proximidade entre São Carlos e a estação de Jardinópolis. Praças como Jaboticabal e Pradópolis são divididas pelas duas FMs.
O quadro vai mudar com a estréia da BandNews na atual 96.9 FM. Na verdade a concessão teve o direito de aumentar sua potência, migrando para 96.7 FM. Isso fará que o conflito seja menor nas áreas citadas, porém continuará existindo. A situação mais curiosa é que a BandNews passará a interferir diretamente na Hertz 2 FM 96.5 de Franca, outra potente emissora do interior paulista.
A mudança está marcada para acontecer no próximo dia 9 de março, com a estréia da BandNews na futura 96.7 FM (atual 96.9 de Ribeirão). Logo após a estréia o Tudo Rádio.com realizará uma analise que verificará o novo panorama de cobertura dessas FMs.
Clique aqui e acesse a listagem de rádios do interior de São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.