Quinta-Feira, 04 de Março de 2010 @ 17:38
São Paulo – Emissora fornece dados sobre desaparecidos e informações de utilidade pública
A rádio Biobío FM, 98.1, de Concepción, capital a região de Bio-Bio, tornou-se elo entre parentes separados no terremoto que abalou o Chile. Desde o último sábado (27), dia em que ocorreu o epicentro, a emissora tem dedicado boa parte de sua programação a fornecer informações sobre o paradeiro de desaparecidos, o estado de saúde de pessoas, saques ao comércio local e informações de utilidade pública.
A rádio, que transmite 24 horas por dia, também serviu para que as autoridades municipais fizessem anúncios de socorro e informassem sobre operações de resgate. Além da participação estatal, a emissora também se tornou em um centro farmacêutico, onde pessoas levam remédios a serem distribuídos em feridos no terremoto, de 8,8 graus de escala Richter.
"O papel desta rádio foi de substituir o governo", afirmou o proprietário da emissora, Pierro Moscciati. "As pessoas de Santiago não tem a menor ideia do que aconteceu aqui. Demoraram muito em declarar estado de catástrofe e o estado de sítio", completou.
A cidade de Concepción foi uma das mais atingidas pelo terremoto do último sábado. De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor ocorreu no mar, a 53 quilômetros da cidade chilena. Até o momento, 802 pessoas morreram em decorrência do terremoto. A informação é da agência AP.
Fonte: Portal IMPRENSA