Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2025 @ 19:16

Spotify desativa contas de grupo hacker que alega ter copiado milhões de músicas da plataforma

São Paulo - Grupo ativista afirma ter copiado 86 milhões de arquivos de áudio e metadados de músicas da plataforma

Publicidade

O Spotify confirmou nesta segunda-feira (22) que desativou contas associadas a um grupo de hackers ativistas que afirmaram ter copiado milhões de músicas e metadados da plataforma de streaming. A informação foi divulgada pela agência France Presse (AFP) e pelo portal G1.

Segundo o grupo Anna’s Archives, foram extraídos cerca de 86 milhões de arquivos de áudio e metadados de mais de 256 milhões de faixas disponíveis na plataforma. A prática, conhecida como scraping, consiste em coletar grandes volumes de dados por meio de automação, violando políticas de uso de serviços digitais.

De acordo com a publicação feita pelo grupo em seu blog, os arquivos copiados representariam mais de 99,6% de todo o conteúdo reproduzido no Spotify. Já os metadados extraídos corresponderiam a 99,9% do acervo musical presente na plataforma.

Apesar da magnitude da ação, o Spotify afirmou que a violação não afeta os usuários do serviço. Entretanto, os dados capturados, se utilizados por terceiros, poderiam viabilizar a criação de um acervo gratuito de músicas, algo que infringe diretamente as leis de direitos autorais e implicaria em ações legais por parte dos detentores desses direitos.

"O Spotify identificou e desativou as contas de usuários maliciosos envolvidos no scraping ilegal", informou a empresa em comunicado encaminhado à AFP. "Implementamos novas medidas de segurança para combater esses tipos de ataques de violação de direitos autorais e estamos monitorando ativamente qualquer atividade suspeita."

Além disso, a companhia reiterou seu compromisso com os criadores e o combate à pirataria digital. "Desde o primeiro dia, apoiamos a comunidade artística na luta contra a pirataria e estamos trabalhando ativamente com nossos parceiros do setor para proteger os criadores e defender seus direitos", completou a nota.

Inteligência artificial gera 50 mil músicas por dia e reforça desafio do rádio como curador musical

Leituras recomendadas:
Rádio é fundamental para manter músicas por mais tempo nas paradas de sucesso, indica a Billboard
> Mercado artístico internacional discute falta de “hits do verão” em 2025; rádio tem papel fundamental em prolongar sucessos


crédito: depositphotos.com

Tags: Spotify, pirataria digital, Anna’s Archives, streaming, scraping, direitos autorais, segurança digital, mercado musical

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck
  • Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.