



Sexta-Feira, 02 de Janeiro de 2026 @ 11:04
Brasília - Mais de 30 novas estações estão previstas para operar no primeiro semestre como parte do Programa Brasil Digital
De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a comunicação pública no Brasil deverá registrar um dos maiores avanços de sua história recente. Mais de 30 novas estações de televisão e rádio FM estão previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026, em diversas cidades do país. A iniciativa integra o Programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações e implementado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo reportagem da Agência Brasil, o objetivo do programa é ampliar a oferta dos serviços de radiodifusão digital terrestre de sons e imagens, com foco em municípios onde ainda não há estações licenciadas da EBC ou da Câmara dos Deputados. A proposta, diz a nota, visa fortalecer a comunicação pública e garantir o acesso à informação, educação, cultura e cidadania a populações historicamente menos atendidas.
Ainda conforme a Agência Brasil, o modelo de implementação prevê a seleção de instituições parceiras responsáveis por administrar os locais e a infraestrutura básica para o funcionamento das emissoras. O Governo Federal realiza a aquisição, instalação e doação dos equipamentos de transmissão, ficando a cargo das instituições beneficiadas a veiculação do conteúdo de programação da TV digital pública.
A expectativa é que a iniciativa fortaleça o papel da comunicação pública como instrumento de inclusão social e desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que amplia o alcance de conteúdos produzidos por canais institucionais, como a própria EBC.



