Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 23 de Março de 2026 @ 09:16

Anatel abre consulta pública sobre mudanças técnicas em FMs e pedidos de aumento de potência em diferentes estados

Brasília - Propostas envolvem mudanças de classe, frequência e localização de torres em emissoras de diferentes estados brasileiros

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou para consulta pública uma lista de alterações no Plano Básico de FM que envolvem emissoras de diferentes regiões do país. As propostas incluem mudanças de classe, frequência, local de transmissão e aumento de potência, com o objetivo de ampliar cobertura e otimizar o alcance dos sinais. As contribuições podem ser enviadas dentro do prazo estabelecido pelo órgão regulador.

No Espírito Santo

No interior capixaba, a frequência 107.9 FM de Ibiraçu, que pertence ao Grupo da FM Super e ainda está em fase de implantação, protocolou pedido para alteração de classe, passando de C para A1. A proposta também prevê a transferência do sistema irradiante para o município de Aracruz. O objetivo é ampliar a cobertura e atingir a região metropolitana de Vitória, um dos principais mercados do estado.

Em Minas Gerais

Em Minas Gerais, diferentes emissoras também apresentaram solicitações. A futura 97.3 FM de Carangola, originada da migração da 900 AM, pediu alteração de classe de A2 para E2, além da transferência de torre para Faria Lemos.

Já em Padre Paraíso, a frequência 96.3 FM, que deverá operar como Maravilha FM, solicitou mudança de classe de C para E1, com alteração de frequência para 89.7 FM e transferência de torre para Teófilo Otoni, ampliando significativamente sua área de cobertura.

Em Pernambuco

No Nordeste, a Gazeta FM de São José do Egito apresentou pedido para alteração de classe de C para A4. A mudança envolve ampliação de potência, o que deverá resultar em maior alcance do sinal na região.

No Amazonas

No Norte do país, duas emissoras sediadas em Manacapuru, pertencentes ao mesmo grupo, também constam na lista de propostas. A 97.3 FM solicitou alteração para classe E3, com instalação de torre em Iranduba e operação complementar em Manacapuru.

Já a 102.1 FM (Palmeira FM) pediu mudança de frequência para 90.1 FM, além da alteração de classe de A3 para E3. O projeto também prevê a instalação do sistema irradiante em Iranduba, com operação complementar em Manacapuru.

As propostas seguem em análise e poderão receber contribuições durante o período de consulta pública. Após essa etapa, a Anatel avaliará as manifestações antes de deliberar sobre as alterações solicitadas.

Colaboração de Pedro Santana

Tags: Anatel, rádio FM, consulta pública, migração AM-FM, potência de sinal, radiodifusão, mercado de rádio

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro
  • Carlos Massaro – Radialista e jornalista, já atuou como coordenador artístico da Band FM de Promissão/SP e como locutor nas afiliadas da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa FM de Avaré/SP. Também trabalhou como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP, além da Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3, ambas de Ourinhos/SP. É advogado inscrito na OAB/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Está no tudoradio.com desde 2009, sendo responsável pela atualização diária da redação do portal. LinkedIn


  • ...









    tudoradio.com © 2004 - 2026 | Todos os direitos reservados
    Mais tudoradio.com:
    Empresas parceiras do Tudo Rádio:
    tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

    Entre em contato com o portal clicando aqui.