




Terça-Feira, 28 de Abril de 2026 @ 19:08
Curitiba - Executivo retorna ao grupo com foco em fortalecer o rádio como plataforma integrada de negócios e ampliar resultados comerciais no Paraná
O Grupo Ric confirmou a chegada de Alan Ceppini para assumir a liderança das negociações comerciais de suas emissoras de rádio no Paraná. O executivo retorna à companhia com a missão de fortalecer o posicionamento do meio rádio como ativo estratégico dentro de um ecossistema integrado que envolve TV, plataformas digitais e influenciadores, com foco em soluções omnichannel para o mercado anunciante.
A movimentação ocorre em um momento de reestruturação das operações de rádio do grupo, conduzida pelo diretor executivo Ney Braga Alves, que desde janeiro de 2026 vem organizando as emissoras com base em pilares como integração editorial, modernização de infraestrutura e aceleração digital. As rádios do Grupo Ric (Jovem Pan FM 103.9, Jovem Pan News FM 107.1 e Banda B FM 89.7 todas de Curitiba) formam atualmente uma rede com audiências complementares no estado.
O portfólio abrange diferentes perfis: a Jovem Pan FM com foco em pop/rock, a Jovem Pan News com ênfase em jornalismo opinativo e a Banda B com forte atuação no jornalismo popular e esportivo, incluindo presença relevante em streaming. Segundo o grupo, o objetivo é ampliar a eficiência comercial por meio da integração entre as plataformas. “A estratégia transforma as rádios em plataformas articuladas com o grupo, ampliando resultados comerciais”, afirma Ney Braga Alves.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Alan Ceppini acumula passagens por empresas como RECORD TV, Massa FM, SBT, GRPCOM, WDS e Alpes. O executivo já havia atuado anteriormente no Grupo Ric, em 2006, como gerente nacional de Desenvolvimento de Negócios da Ric RECORD. Em sua nova função, Ceppini destaca a mudança no modelo de atuação comercial do setor. “Atender o mercado hoje não é vender espaço, mas sim construir soluções que impactem o negócio do cliente”, afirma.
Formado em Publicidade e Propaganda pela PUCPR e com MBAs em Gestão Estratégica e Marketing Digital, o executivo defende a integração de canais como base para geração de valor. “Não existe mais mídia como canal isolado — existe mídia como ativo de negócio. O jogo deixou de ser sobre alcance e passou a ser sobre inteligência, integração e monetização”, reforça.

Alan Ceppini apresenta o perfil das rádios do Grupo Ric durante o Sintonize - Foto: Marcos Vinicius
Integração e eventos como estratégia
Dentro dessa nova abordagem, o executivo também ressalta o papel dos eventos e experiências ao vivo como extensões do rádio. De acordo com Ceppini, ações como shows, ativações e projetos proprietários contribuem para ampliar a conexão com o público e gerar valor direto para as marcas.
Atualmente, na Grande Curitiba, emissoras como Jovem Pan FM, Jovem Pan News e Banda B FM figuram entre os destaques de audiência, especialmente entre as classes A, B e C, com desempenho relevante em conteúdos jornalísticos, esportivos e no ambiente digital. Com a estratégia em curso, o Grupo Ric busca consolidar suas rádios como plataformas integradas de comunicação, conectadas às demais operações do grupo e voltadas à entrega de soluções mais completas ao mercado anunciante.


