Quarta-Feira, 07 de Abril de 2010 @ 12:52
Santos – Rede encolhe com o encerramento dessas retransmissoras
Uma notícia pega o mercado radiofônico de surpresa. A Oi FM, rede de rádios controlada por uma empresa multinacional que atua no ramo de telefonia fixa e móvel, deverá encerrar suas operações em três importantes centros nacionais. Segundo informações, a empresa diminuiu a verba destinada em investimentos na área de mídia e comunicação, deixando algumas praças, alegando também questões de estratégia.
As emissoras afetadas serão as rádios Oi FM 101.7 de Fortaleza, Oi FM 102.1 de Santos e Oi FM 105.7 de Vitória (essas duas últimas possuem seus sistemas irradiantes instalados fora de seus municípios alvos). A notícia já circula pela internet e ganhou destaque em jornais on-line e blogs do Ceará, como as informações apuradas pelo “Ceará é Notícia”.
Recentemente a Oi FM iniciou suas transmissões em Porto Alegre, operando na frequência 90.3 FM (estação instalada em Novo Hamburgo, região metropolitana da capital gaúcha). Em 2009 a rádio chegou a Campinas através de uma estação instalada nos arredores da cidade, a 94.1 FM (antiga Planalto FM de Vinhedo). Também em 2009 a rádio encerrou seu contrato com a 101.9 FM de Uberlândia, atual Extra FM e única baixa da Oi FM até hoje.
Em 2009 estima-se que a Oi teve um prejuízo com a estréia no mercado de telefonia de São Paulo, fator que auxiliou na diminuição da verba publicitária. A aquisição da Brasil Telecom também prejudicou o seu balanço. Segundo o portal IT Web, a operadora registrou um prejuízo de R$ 436 milhões em 2009, créditos pela compra da Brasil Telecom e os custos operacionais em São Paulo.
Os encerramentos das operações nos mercados de Fortaleza, Santos e Vitória deverão acontecer a partir de 15 de abril. Existe a possibilidade de encerramento das operações de outras emissoras da rede Oi FM.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.