Quarta-Feira, 19 de Maio de 2010 @ 08:54
São Paulo – Emissoras de outros estados são acusadas de copiar identidade da rádio paulista
A Metropolitana FM 98.5 de São Paulo entra para o time de rádios que sofrem com “clones” presentes no interior do país. Desde a proliferação de grandes marcas através de redes via-satélite nos anos 90, várias FMs locais gostaram da idéia de “importar” algumas características dessas estações maiores. A forma de “cópia” mais comum ocorre nas plásticas dessas FMs, porém algumas rádios vão além: copiam logomarcas.
O município de Monteiro (interior da Paraíba) passou a acompanhar a programação popular da rádio que leva ao ar o nome da cidade, a Monteiro FM 92.1. Uma programação bem eclética que aparentemente tem agradado os ouvintes da região. Músicas de diferentes gêneros como sertanejo e forró fazem parte do carro-chefe da estação. E qual a semelhança da Monteiro FM com a jovem/pop Metropolitana da capital paulista?
A marca!
Foi alterada a frequência (de 98.5 FM para 92.1 FM) e o nome (Monteiro FM). O “M” é o mesmo, assim como a “caixa de som” por trás, em azul e amarelo. Praticamente uma espécie de “nova afiliada” da Metropolitana, porém totalmente popular.
Algumas emissoras não chegam a incorporar por completo a marca de outra rádio. É o caso de uma estação FM do interior de Minas Gerais, a Divinal FM. O novo logotipo da estação lembra a marca da Metropolitana FM de São Paulo. Rádios como a Mix FM, Jovem Pan 2 e 89 FM sofrem ou já sofreram dessa prática comum no rádio brasileiro.
Veja a imagem congelada do portal da Monteiro FM via Twitter do Tudo Radio.com: http://twitpic.com/1oyoar
Agora a Divinal FM: http://twitpic.com/1oyo2a
Conhece outro caso curioso como esse? Participe via Twitter: http://twitter.com/TudoRadio
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.