Sexta-Feira, 18 de Junho de 2010 @ 15:12
Campinas – Números são reduzidos ao desconsiderar a região metropolitana
Um detalhe curioso chama a atenção na pesquisa de audiência de Campinas, medida pelo Instituto Ibope. O mercado de rádio da cidade é considerado nacionalmente como um dos mais viáveis comercialmente do país, igualando ou, em muitos casos, superando outros mercados parecidos em aspectos econômicos e populacionais, como Curitiba. Porém a líder Educadora possui uma média geral de audiência semelhante à apresentada pela Ouro Verde FM 105.5, sexta colocada na capital paranaense (geral, 05h-00h).
A medição geral de audiência da pesquisa do Instituto Ibope soma as regiões metropolitanas e o principal centro dessas áreas. O índice médio de uma rádio é dado pela medição realizada nas áreas de interesse comercial de uma rádio. Nesse caso temos as pesquisas que consideram Grande São Paulo, Grande Rio, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Distrito Federal, entre outras.
No caso de Campinas, a medição ocorre apenas no município, excluindo a Grande Campinas, reduzindo os índices dessas rádios. Uma pesquisa mais ampla também aumentaria o custo de realização da medição. Com isso, uma rádio com o índice médio de 20 mil poderia pular para estimados 50 a 60 mil ouvintes por minuto, elevando o valor comercial dessas estações. Também existe a possibilidade de uma maior fragmentação desses índices.
Se somar a Campinas e mais sua região metropolitana, a população alvo de cerca de 1 milhão de habitantes pularia para mais de 3 milhões. A área de cobertura da Educadora, por exemplo, supera o numero de 7 milhões de pessoas atingidas, devido a forte densidade demográfica do interior paulista, já a da Jovem Pan 2 FM 89.9 (torre em Serra Negra) bate a marca de 9 milhões, sendo a segunda rádio da rede paulista em numero de habitantes cobertos (atrás apenas da Jovem Pan 2 FM 100.9 de São Paulo).
Com a entrada da região metropolitana e arredores, as posições da pesquisa poderiam ser diferentes, além de abrir para a participação de outras rádios consideradas fortes, como Notícia FM 88.9, Vox 90 FM 90.3, Estereosom FM 99.9, entre outras. Também poderia confirmar os desempenhos positivos que determinadas estações já apontam no mercado de Campinas.
Essas informações são estimativas e suposições, com base nos resultados apontados em Campinas e em outras praças que se assemelham economicamente e populacionalmente ao mercado campineiro. O Instituto Ibope segue como a ferramenta mais exata e confiável para uma leitura geral do mercado de rádio, independente da praça. Aumentar a área coberta pela pesquisa pode gerar um aumento no custo para a realização da mesma.
Conheça um pouco mais sobre esse disputado universo do rádio do interior paulista clicando aqui (listagem atualizada de rádios sintonizadas em Campinas e região).
Clique aqui e veja um panorama sobre a audiência entre as FMs campineiras
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.