Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2007 @ 13:00

Áudio na internet vira assunto sério. Rádio investem e ouvintes agradecem

São Paulo – Curiosidade para os radionautas. A cada dia que passa mais rádios disponibilizam seus áudios ao vivo na internet. A novidade fica por conta da preocupação com a qualidade da transmissão on-line
Publicidade
Rádios convencionais ao vivo via internet não é novidade. Muitas emissoras brasileiras estão enxergando com bons olhos essa nova forma de atingir o público e ampliar a área de atuação no mercado. A nova idéia fica por conta de algo já adotado em outros países e por poucas rádios brasileiras em 2006: áudio on-line com boa qualidade de som e transmissão de dados.

Áudios com qualidade superior ou igual a 32kbps virou algo comum entre as emissoras brasileiras no segundo semestre de 2006. Isso significa uma maior qualidade do som da rádio via internet. Todos os ouvintes ganham com isso, podendo conferir em “alto e bom som” as emissoras brasileiras (ficando perceptível também toda a plástica da rádio). Quando o trabalho é bem realizado através de um servidor compatível, a rádio passa a disponibilizar áudios com mais qualidade sem que o internauta tenha dificuldades de conexão (navegação lenta, entre outros problemas).

Muitas rádios acharam uma forma compatível de transmissão de dados com qualidade, onde a emissora transmite a 64kbps de qualidade e o ouvinte não tem problemas com uma possível lentidão ou falta de conexão. Para quem tem uma boa caixa de som instalada no computador, fica mais fácil de perceber o ganho em qualidade no áudio de determinada rádio on-line. Dica: instale uma caixa de som auxiliar em seu computador (pode ser de um aparelho de som convencional com entrada de vídeo/auxiliar).

Apesar dos avanços, muitas rádios brasileiras andam na contra-mão. Algumas mantém seus áudios na internet (o que já é um ponto positivo), porém com uma baixa qualidade de som e conexão. Outras possuem apenas uma página na internet. Ainda existem aquelas que não investiram na construção e manutenção de um site ou sequer disponibilizam um e-mail de contato.


Interatividade - O suporte do Tudo Rádio separou algumas emissoras que transmitem on-line relacionando as mesmas com as qualidades de áudio em kbps. Compare e veja o que pode ser mais vantajoso ao ouvinte de rádio on-line (via Windows Media Player).

Clique no nome da emissora e confira.

6Kbps
Eldorado AM (São Paulo)

10 Kbps
Canal Um (Taquaritinga)

12Kbps
Eldorado FM (São Paulo) / Tupã FM (Tupã)

16Kbps
Extra FM (Belo Horizonte) / Itatiaia (Belo Horizonte) / Logos (São José dos Campos)

20Kbps
Jovem Pan 2 (São Paulo) / Transamérica Pop (Belo Horizonte) / Cidade FM (Vitória)

24Kbps
Mirante (Imperatriz) / MPB (Rio de Janeiro) / Ouro Verde (Curitiba)

32Kbps
Nativa FM (Imperatriz) / Atlântico Sul (Fortaleza) / Gazeta (Cuiabá)

48Kbps
Universidade (São Luís) / Transamérica Hits (Fortaleza) / Cultura (Uberlândia)

64Kbps
UFMG Educativa (Belo Horizonte) / Difusora (Ribeirão Pretro) / Mix (São Paulo)

96 Kbps
Tempo FM (Fortaleza)

102Kbps
96 FM (Rio Verde)

128Kbps
Interativa (Goiânia) / Clube FM (Curitiba) / 97 FM (Goiânia)

140Kbps
105 FM (Brasília)


Por Daniel Starck – 14/02/2007
[email protected]
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.