Segunda-Feira, 05 de Julho de 2010 @ 15:18
São Paulo – Grade eleitoral será iniciada no dia 17 de agosto.
As eleições para Presidente da República, Governadores estaduais, Senadores e Deputados de 2010 estão chegando. Essa situação altera a rotina de muitas emissoras de rádio, afetando diretamente o ouvinte. Várias atrações de diferentes estações brasileiras deverão alterar seus horários para a veiculação obrigatória do horário eleitoral gratuito, previsto para 17 de agosto.
Nas rádios o horário de inicio da propaganda partidária não sofrerá mudanças em relação aos espaços destinados aos candidatos nas últimas eleições, sendo às 7h e às 12h00, de segunda a sábado. O que muda nesse panorama é o aumento da duração do horário eleitoral em relação às eleições municipais de 2008. De 30 minutos a propaganda política obrigatória terá duração de 50 minutos.
Conforme citado anteriormente, a veiculação obrigatória da propaganda eleitoral vai de 17 de agosto no rádio e na televisão. Os programas serão exibidos até 30 de setembro, próximo da realização da eleição, marcada para o dia 3 de outubro (fim do 1º turno). Em caso de segundo turno, serão divulgadas novas datas e durações para a propaganda partidária.
O horário eleitoral gratuito, obrigatório a todas as emissoras de rádio do país, não se restringe à faixa de horário indicada acima. As estações de rádio são obrigadas a destinar alguns espaços em suas inserções comercias para os candidatos e partidos políticos, como já ocorre hoje, antes da corrida final para as eleições.
Em breve mais informações sobre o horário eleitoral e como as principais rádios do país vão reagir durante a propaganda (mudanças de horários de atrações, entre outras questões).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.