Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2010 @ 10:49
São Paulo – Emissoras eram bloqueadas por sinal de rádio pirata
As rádios 105 FM 105.1 de Jundiaí e Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, duas emissoras entre as mais ouvidas da Grande São Paulo (Instituto Ibope), estavam sem cobertura de sinal na cidade de Osasco, um dos principais centros populacionais da região metropolitana da capital paulista. As duas estações eram bloqueadas por um forte sinal presente em 104.9 FM, ou seja, uma emissora clandestina.
No ar em 104.9 FM, a emissora clandestina possuía uma programação popular (musical), porém o fato mais curioso que envolve a rádio é a potência usada no transmissor: 1.000 Watts. Transmitindo dessa maneira a rádio cobria com eficiência praticamente todo município de Osasco, além de cobrir boa parte de São Paulo. A alta potência também anulava os sinais das rádios legalizadas 105 FM e Transcontinental em Osasco.
A operação de fechamento da 104.9 FM foi realizada ontem em Osasco, comandada pelo escritório de advocacia especializado em Telecom parceiro do Tudo Rádio e demais autoridades competentes. Esse caso ganhou repercussão em outros meios de comunicação (destaque para a Rede Globo, que noticiou a ação em seu portal, o G1).
Sem a 104.9 FM as rádios 105 e Transcontinental retomam os trabalhos em Osasco, situação que auxiliará as duas FMs nas próximas pesquisas de audiência realizadas pelo Instituto Ibope.
A 104.9 FM estava localizada próxima de Tamboré, divisa entre Osasco, Carapicuíba e Barueri (Grande São Paulo).
Saiba mais sobre esse serviço especializado entrando em contato pelo e-mail [email protected]
Veja fotos exclusivas da ação – via Twitter do @TudoRadio
Foto 01 – http://twitpic.com/2g5s6t
Foto 02 – http://twitpic.com/2g5s7l
Foto 03 – http://twitpic.com/2g5sa7
Clique aqui e acompanhe mais noticias sobre rádios piratas pelo Brasil
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.