Segunda-Feira, 23 de Agosto de 2010 @ 06:56
Curitiba - Empresário, de 83 anos, faleceu em decorrência de um câncer que o acometeu há alguns anos
O setor de comunicações do Paraná está em luto. Morreu no sábado, por volta das 14 horas, o empresário e diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) Edmundo Lemanski. Aos 83 anos, o empresário lutava contra um câncer, ao qual vinha respondendo positivamente desde meados da década.
Nascido em Porto Alegre, em 2 de outubro de 1926, Lemanski deixa viúva a também empresária Maria Elsa de Almeida Passos, natural de Campos Novos, Santa Catarina, e os filhos Marco, 44 anos; Maurício, 41; Mariano, 36; Elizabeth, 35, e a neta Sophia, de 6 anos. Estava na expectativa pelo nascimento de Lavínia, que seria sua segunda neta, também filha de Elizabeth.
A RPC é um dos maiores grupos de comunicação do sul do país. A rede controla os jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Jornal de Maringá, a RPC TV (afiliada da Rede Globo), além das rádios 98 FM 98.9 e Mundo Livre FM 93.9, ambas de Curitiba.
O velório de Edmundo Lemanski começou no início da noite de sábado no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292 – Cascatinha), onde também foi sepultado na tarde de domingo. O governador em exercício do Paraná, Celso Rotoli de Macedo decretou neste sábado (21) luto oficial de três dias no Estado e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, também decretou luto de três dias na cidade.