Quarta-Feira, 25 de Agosto de 2010 @ 17:29
São Paulo – Incêndios mudam a paisagem urbana das cidades
Plantão do Tudo Rádio.com – A umidade relativa do ar está consideravelmente baixa nas áreas mais populosas do Brasil. Níveis inferiores a 25% estão sendo registrados em cidades como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, entre outras (16h30). Essa situação provoca incêndios nas áreas urbanas e rurais, além de aumentar consideravelmente os problemas respiratórios da população. Emissoras de rádio auxiliam seus ouvintes de diferentes formas.
As emissoras jornalísticas da capital paulista, a exemplo da Jovem Pan AM 620 e BandNews FM 96.9, estão realizando coberturas sobre os incêndios que castigam comunidades pobres das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As estações de rádios também prestam informações referentes à saúde, como dicas para não sofrer os efeitos causados pela baixa umidade relativa do ar. A poluição nos grandes centros também é destaque no jornalismo dessas estações.
Os incêndios também prejudicam a fluidez do trânsito na capital paulista, além de deixar Aeroportos em alerta. Foi o caso do terminal de Congonhas, devido ao incêndio que destruiu parte da Favela Alba, zona sul da capital paulista. Nesse exato momento a SulAmérica Trânsito FM 92.1 alerta seus ouvintes sobre um incêndio na Avenida Jornalista Roberto Marinho, um das opções alternativas dos motoristas de São Paulo (evitando assim a Avenida dos Bandeirantes).
Durante o fechamento dessa matéria, foram constatados os seguintes índices de umidade relativa do ar (medição das 17h – com base nos dados obtidos nos terminais aeroviários):
São Paulo-Congonhas (22%), São Paulo-Campo de Marte (18%), Guarulhos (23%), Campinas (22%), Ribeirão Preto (16%), Presidente Prudente (9%), Rio de Janeiro-Galeão (26%), Belo Horizonte-Pampulha (16%), Brasília (14%), Curitiba (25%) e Goiânia (16%).
Acompanhe os detalhes sobre o tema ouvindo as principais rádios jornalísticas do país. Clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.