Porto Alegre ? Proximidades de frequência gera interferência na capital gaúcha
O Rio Grande do Sul segue em pauta nessa segunda-feira no Tudo Rádio.com. A Rede Pampa iniciou recentemente os trabalhos com uma nova FM instalada na Grande Porto Alegre. Trata-se da FM 90.1 de Barra do Ribeiro, cidade localizada na rodovia que liga a capital gaúcha com a região de Pelotas. A estréia da nova FM causou mudanças significativas e passageiras no dial de Porto Alegre.
A 90.1 FM já está no ar e é classe C de potência (veja a classificação
aqui), transmitindo a partir de Barra do Ribeiro. A vantagem da emissora é a posição geográfica em relação a capital gaúcha: a sede da 90.1 FM está cerca de 30km em linha reta do centro da cidade de Porto Alegre, porém boa parte dessa distância é sob as águas do Rio Guaíba, situação que gera pouca resistência à viagem do sinal.
No ar em 90.1 FM, a nova emissora controlada pela Rede Pampa está causando interferências na cobertura de sinal da Oi FM 90.3, estação que foca Porto Alegre e possui seu sistema irradiante em Ivoti, município ao norte da região metropolitana da capital gaúcha. Com isso o sinal da Oi FM sofre com interferências nas áreas centrais e na região sul de Porto Alegre, enquanto a 90.1 FM tem dificuldades para atingir a zona norte da capital gaúcha.
Controlada pela Rede Pampa, a 90.1 FM já atende como Princesa FM, mesma programação conhecida e veiculada pela 101.9 FM de São Francisco de Paula. A intenção da Pampa é que a 101.9 FM cumpra o papel de cobrir a Grande Porto Alegre, Vale dos Sinos, Serra Gaúcha e a zona norte da capital. Já a 90.1 FM fica encarregada de transmitir a Princesa FM para a zona central e sul de Porto Alegre.
Esse conflito entre a Princesa FM 90.1 e a Oi FM 90.3 tem prazo de validade. No sistema de distribuição de canais da Anatel, agencia que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão nacional, já consta a alteração da 90.1 FM para 89.9 FM, concedendo também um aumento de potência à concessão de Barra do Ribeiro controlada pela Pampa. Com isso a Oi FM voltará a ter cobertura em toda Grande Porto Alegre e a Princesa FM ampliará seu sinal na capital gaúcha.
Atualmente a Rede Pampa é o grupo gaúcho que mais possui estações de rádio, seja em FM ou AM. O grupo controla a atual líder geral em audiência na capital gaúcha, a 104 FM 104.1 (dados do Instituto Ibope), além da afiliada da Jovem Pan 2 em Porto Alegre, a Jovem Pan 2 FM 97.5. A Pampa também tem o controle das rádios Liberdade FM 95.9, Eldorado FM 96.7, Continental FM 98.3, Rede Praia (três FMs no estado), Princesa FM (agora com duas FMs), Jornal O Sul AM 780, Caiçara AM 1020 e Pampa AM 970.
A Princesa FM 101.9 e a Princesa FM 90.1 executam a mesma programação, direcionada ao público adulto de Porto Alegre e região.
Colaboração de Luiz Fernando
Clique aqui e veja a lista de FMs sintonizadas na Grande Porto Alegre
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: