Sexta-Feira, 12 de Novembro de 2010 @ 12:55
São Paulo – Presidente destaca o direito de resposta como principal controle
A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) vê como censura a criação do anteprojeto sobre o controle das comunicações brasileira, cuja autoria é do ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins. Para a OAB, o projeto deve ser rechaçado pelo Congresso.
De acordo com o presidente da OAB-SP, Luís Flávio D’Urso, não é porque o Supremo Tribunal Federal suspendeu a Lei de Imprensa no Brasil, que se deve criar um mecanismo para controlar a imprensa e a mídia no Brasil. D’Urso afirmou que a Legislação deve se aperfeiçoar, porém, que o controle sobre a imprensa não prospere e que a mídia permaneça com total independência e que sirva aos propósitos do estado democrático de direito.
PROPRIEDADE – O assunto que ainda levanta grande discussão sobre o projeto de controle da mídia brasileira, está também na propriedade de emissoras de rádio e TV. O anteprojeto de lei para regulamentar a convergência na área de comunicação pode tornar explícita a proibição de deputados e senadores serem proprietários de emissoras de rádio e TV.
O Tudo Rádio.com publicou nota esta semana abordando o assunto. De acordo com a Constituição, deputados e senadores são proibidos de serem proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, como rádios e TV, que são concessões públicas.
Porém, segundo o relatório final da Subcomissão Especial de Outorgas e Concessões de Radiodifusão, que funcionou entre 2007 e 2008, esse não tem sido o entendimento das autoridades. Por isso, o colegiado sugere a criação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que proíba, expressamente, parlamentares e outros ocupantes de cargos públicos de ter empresas de radiodifusão. O texto também recomenda, por exemplo, a adoção de uma série de iniciativas para tornar mais transparente o processo de outorga para canais de rádio e TV.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.