A 89 FM 89.1 de São Paulo está completando 1 ano como uma marca exclusiva da capital paulista. O fato é uma curiosidade para o meio radiofônico, já que nos últimos anos a 89 FM esteve ligada a projetos de rede via-satélite e geração de programação local para outras praças. O projeto de rede da FM paulistana foi montado durante a fase ?89 A Rádio Rock? iniciado entre 2001 e 2002.
Em dezembro de 2009 o mercado acompanhou o anuncio do encerramento das transmissões da 89 FM 89.3 de Campinas, última rádio que levava a marca da 89 FM de São Paulo e foi uma importante retransmissora da antiga ?Rede Rádio Rock?. Há exato um ano a 89.3 FM veiculava uma grade local jovem com o nome da 89, seguindo a linha artística da 89.1 FM de São Paulo. Em janeiro a FM campineira iniciou suas transmissões como Nativa FM.
A marca de rede dirigida pela 89 FM já teve representantes em Sorocaba (antiga 103 FM), Santos, Fortaleza, Goiânia, Vitória e no Rio de Janeiro. A rede tinha uma programação via-satélite, mas priorizava a grade local em suas afiliadas. Entre os anos de 2007 e 2008 o grupo que controla a 89 FM já havia manifestado a intenção focar totalmente suas atenções para a 89.1 FM de São Paulo, situação observada desde então.
Hoje a 89 FM é reconhecida nacionalmente como uma importante marca de rádio, porém totalmente voltada ao mercado de São Paulo.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: