Segunda-Feira, 27 de Dezembro de 2010 @ 15:08
Porto Alegre – Rádio e TV tiveram 19 exonerações na semana passada
A FM Cultura FM 107.7 de Porto Alegre, emissora que pertence à Fundação Cultural Piratini, que também controla a TVE local, anunciou a exoneração de 19 profissionais das áreas de jornalismo, produção e técnica que exerciam cargos de confiança. Com isso, a grade de programação das emissoras passou por alterações. Alguns programas foram retirados do ar e outros reduzidos, o que forçou o uso de reprises e programações musicais para cobrir os furos na grade.
Uma das alterações ocorreu no Jornal da TVE, que antes permanecia cerca de uma hora no ar, agora está com 10 minutos de duração. Outra atração a sair do ar foi o Consumidor em Foco. O programa, antes comandado por João Carlos Machado Filho, um dos exonerados, deve voltar ao ar na próxima semana, com o apresentador atuando em caráter voluntário. O programa Radar, antes apresentado por Léo Felipe, agora está sem apresentador definido. Também comandado por Léo, o programa Repórter Futuro saiu do ar. Na FM Cultura deixaram de ser produzidos os programas Amanhecer Riograndense, Minha Pampa, Na Garupa do Vento e Cultura na Mesa.
A saída dos profissionais é resultado de uma decisão judicial proferida no início deste mês com base em uma denúncia apresentada, em 2004, ao Ministério Público do Trabalho. Funcionários das próprias emissoras entraram na Justiça contra a Fundação Cultural Piratini, o que gerou uma Ação Civil Pública (ACP) do MPT, porque o representante do Estado negou-se a firmar um termo de ajuste de conduta.
Com informações do site Coletiva.net