Sexta-Feira, 07 de Janeiro de 2011 @ 13:01
Brasília – Vários jornais, sites e a revista Veja noticiaram o fato
O Tudo Rádio.com, assim como outros importantes veículos de comunicação do Brasil, noticiou ontem o escândalo envolvendo a Nativa FM 104.1, que teria recebido recursos desviados por meio de emendas individuais destinadas do Orçamento 2010 pelo senador Gim Argello (PTB-DF) para a emissora. Os recursos, segundo a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e também publicados pela revista Veja e outros meios de comunicação, chegam a R$ 550 mil.
De acordo com o site do jornal O Globo, a rádio, administrada por Jorge Afonso Argello Junior, de 19 anos, filho do senador, faz sorteios anunciando nomes fictícios, a ouvintes fantasmas. O site informa que o veículo ofereceu prêmios de R$ 20 mil em dinheiro e simula sorteios que não chegam aos supostos contemplados.
O caso foi denunciado ao MPDFT há cerca de um mês no auge do escândalo que levou Gim a renunciar seu cargo na relatoria-geral do Orçamento da União. A notícia do O Globo informa que a rádio é um dos negócios do senador Gim Argello. Ele comanda o veículo de comunicação por meio do filho, segundo O Globo. Porém, o candidato derrotado a deputado federal pelo PTB, Antônio José Pereira Garcia (mais conhecido como Toninho Pop) aparece formalmente como arrendatário da emissora, antiga Rádio OK, do ex-senador Luiz Estevão (PMDB).
Em outubro do ano passado, a Associação das Empresas de Radiodifusão da Paraíba (Asserp), anunciou que estava investigando possíveis fraudes em promoções de rádios FM em João Pessoa. A entidade elaborou, no início da segunda quinzena de setembro, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto às emissoras da capital paraibana para evitar problemas futuros.