Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2011 @ 07:12
Brasília – Ministro acha difícil proposta ser aprovada no Congresso
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, concedeu entrevista à jornalista Elvira Lobato, do jornal Folha de S. Paulo, na semana passada, e disse que é a favor de que políticos sejam proibidos de ter concessão de rádio e TV. A proposta faz parte do anteprojeto de lei de comunicação eletrônica deixada pelo ex-ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, que o governo colocará em discussão em breve.
Durante a entrevista, Paulo Bernardo disse, porém, que acha difícil o anteprojeto passar pelo Congresso. Ele afirmou ainda que, no ano passado, 61 políticos declararam que possuem emissoras de rádio e TV. O cálculo não deve ter registrado as emissoras que estão em nome de parentes e sócios.
O ministro afirmou ainda que o veto está previsto na atual Constituição e que muitos não respeitam a restrição. Paulo Bernardo enfatizou ainda que a adoção do marco regulatório das comunicações é necessária para que se possa impor limites no setor, mas que as pessoas acham que se trata de “uma afronta à liberdade de expressão”.
Ele salientou que a discussão deverá definir se um portal de conteúdo jornalístico equivale a uma empresa de comunicação, para as quais é válida a limitação. Bernardo acredita que o tema dependerá de decisão do Supremo Tribunal Federal. O ministro também voltou a se manifestar sobre a necessidade de o marco regulatório ser alvo de debate público e, somente depois disto, seguir para o Congresso.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.