Nessa última segunda-feira, dia 9, a MTV, canal de televisão vinculado a Editora Brasil, teve que conceder um direito de resposta no ar à rede Jovem Pan 2 e a STB (Student Travel Bureau), produtora de carteiras de estudantes internacionais. O canal teria exibido uma reportagem que mostrava a facilidade que não estudantes têm de conseguir as carteirinhas produzidas por essas empresas. Sem o conhecimento da rádio, uma funcionária da MTV usou de documentos falsificados para obter uma carteirinha STB na Jovem Pan.
Todas as segundas, o programa Debate MTV polemiza temas atuais. Na semana anterior, havia discutido o alto preço dos ingressos que provém do grande número de descontos proporcionados pela carteira de estudante. Um dos pontos debatidos era justamente a falsificação dessas. A matéria enfureceu as acusadas de concederem as falsas identificações.
A resposta aconteceu no ar, após o término do programa na segunda seguinte. Veio com a afirmação de que a rádio não pode se responsabilizar pela apresentação de documentos falsos apresentados a ela. Ainda acrescentou que faz constantes treinamentos de seus funcionários. A STB também se defendeu não assumindo nenhuma responsabilidade.
A UNE costumava a ser a única a produzir as carteiras. Desde 2001, quando a produção das mesmas ficaram nas mãos de qualquer cartório, a UNE se associou à STB e à Jovem Pan 2 para valorizar seu produto.
Tags: