Em fevereiro de 2009 um anúncio realizado pela Mix FM 106.3 de São Paulo deu inicio a uma ?febre? que permanece no setor de radiodifusão até hoje. Trata-se da inovação tecnológica de transmitir a programação de uma rádio ao vivo através de celulares, com destaque para a plataforma de aplicativos oferecidos para os famosos iPhone e iPod Touch. Esse sistema deu mais mobilidade ao rádio, antes restringido ao computador e alcance dos sinais das AMs e FMs.
Pouca coisa mudou desde a estréia do aplicativo da Mix FM em termos tecnológicos. A novidade é que outras marcas de aparelhos móveis também investiram na idéia. O aniversário de 2 anos dos aplicativos de rádios brasileiras vai de encontro com outra novidade, noticiada pelo Tudo Rádio na semana passada: aplicativo de rádio ao vivo para iPad, famoso ?tablet? da Apple, original da ?família? do iPhone. A pioneira nessa tecnologia é a Clube FM 105.5 de Brasília.
Hoje a Apple Store brasileira (local onde estão disponíveis os aplicativos de rádio para download) conta com uma extensa lista de aplicativos de rádios. A maioria das principais marcas de rádio está presente nesse sistema. Algumas emissoras, como a Jovem Pan 2 FM 100.9, Jovem Pan AM 620, 89 FM 89.1, Clube FM, entre outras, incorporam outros serviços ao aplicativo, como ações promocionais, redes sociais, notícias, entre outras ferramentas que complementam o áudio ao vivo dessas emissoras.
Outras empresas preferiram criar um único aplicativo que contém uma série de emissoras com áudio ao vivo, ou seja, um grupo de rádios disponibiliza através de uma ferramenta todas as rádios integrantes ao seu domínio. É o caso do Grupo Bandeirantes através do aplicativo ?Band Rádios?, plataforma que disponibiliza os áudios ao vivo das rádios Bandeirantes AM 840, BandNews (seis emissoras da rede), Nativa FM 95.3, Band FM 96.1, Educadora FM 91.7, entre outras rádios do grupo. A Rede Pampa de Porto Alegre também optou por essa idéia.
Saiba mais sobre essa tecnologia clicando aqui. Veja também a lista de aplicativos disponíveis
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: