Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 02 de Março de 2011 @ 11:00

Continua o duelo entre BandNews e CBN no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro ? Praça é reduto da BandNews no Rio
Publicidade

Segue interessante a disputa entre as rádios BandNews FM 94.9 e CBN FM 92.5 no Rio de Janeiro, panorama que merece um destaque a parte. Segundo o Instituto Ibope, mercado da capital fluminense é o único que possui uma disputa consolidada entre as duas bandeiras e a vantagem é da rádio jornalística do Grupo Bandeirantes, porém essa situação nem sempre foi assim.

O panorama é interessante porque temos as duas rádios em ?igualdade? no Rio de Janeiro. Em outras praças como São Paulo, Campinas, Curitiba, Brasília, entre outras, a CBN possui uma longa trajetória no ar, mantendo números expressivos e uma audiência já consolidada. Em Salvador a BandNews possui mais tempo de mercado que a CBN em FM. No Rio é diferente: as duas bandeiras possuem praticamente o mesmo tempo de atuação no mercado FM.

Nos últimos meses a BandNews tem conquistado uma vantagem em relação a CBN na medição geral e também na comercial, porém a diferença não é grande, sugerindo que o mercado carioca continuará observando uma disputa acirrada entre as duas rádios. Essa distância entre as duas FMs já foi menor, além do fato da CBN já ter conseguido superar a BandNews em determinadas ocasiões. Na medição comercial a BandNews passa a ter uma vantagem mais confortável, com cerca de 5 mil ouvintes a mais que a CBN na média por minuto.

É de consenso que o rádio voltado exclusivamente ao jornalismo leva tempo para criar uma audiência fiel e também possui grandes dificuldades para evoluir rapidamente no ranking geral. Com quase 6 anos no ar a BandNews passa a registrar os seus melhores números em praças como São Paulo e Curitiba, mercados onde a CBN possui índices expressivos. Outro detalhe: mesmo com o crescimento da BandNews, não foi observada queda nos números médios da CBN, sugerindo a criação de um novo público de rádio jornalismo.

Uma coisa é certa: para manter ou crescer com um projeto de rádio-jornalismo qualificado é preciso ter paciência. Mas a tendência é sempre de crescimento ao longo dos anos, como aponta a trajetória atual da BandNews e foi comprovada pela CBN desde sua criação em 1991 na cidade de São Paulo.

Vale lembrar que, se consideramos o mercado AM do Rio de Janeiro, a CBN é uma rádio de maior ?vivência? no Rio de Janeiro em comparação à BandNews, já que a emissora transmite sua programação em 860 AM (desde 1993 e já operou em 1180 AM de 1991 a 1996) além dos 92.5 FM (estréia em 2005). A BandNews chegou ao Rio pela 94.9 FM também em 2005.

Panorama com base na pesquisa do Instituto Ibope (todos os dias e locais, 05h-00h e segunda à sexta, 06h-19h, ambos de novembro/2010 a janeiro/2011).

Escutar Clique aqui para ouvir a CBN e a BandNews, além de ver a lista de rádios sintonizadas de forma local no Rio de Janeiro


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.