Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 24 de Maio de 2011 @ 11:10

Especial: Antena 1 cobre com facilidade o litoral norte de Santa Catarina

Blumenau ? Assunto é recorrente na internet e emissora resolveu seus problemas de cobertura
Publicidade
Desde 2009 a redação do Tudo Rádio.com acompanha de perto a situação da cobertura de sinal da Antena 1 FM 96.5 de Blumenau, uma das estações de maior abrangência no interior do país. O assunto é recorrente nas redes sociais, onde ouvintes da emissora residentes em outras cidades de Santa Catarina auxiliam a FM no monitoramento do sinal. Nos últimos meses a Antena 1 sofreu com sérios problemas de cobertura, porém a situação foi alterada, retornando à cobertura que tornou a FM famosa no mundo radiofônico.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

Em março desse ano o Tudo Rádio relatou o último problema enfrentado pela afiliada da rede paulista Antena 1, que estava com problemas para cobrir áreas mais distantes que anteriormente recebiam com qualidade o sinal da 96.5 FM. Hoje a situação está diferente: a Antena 1 retornou com a sua cobertura mais abrangente, sendo a FM de Blumenau (e arredores) de maior alcance. A FM volta a ter cobertura de sinal local na faixa litorânea compreendida entre Itapema e São Francisco do Sul (nessa área estão cidades como Itajaí e Balneário Camboriú).

Também existem relatos de cobertura local por parte da Antena 1 de Blumenau nas região de Jaraguá do Sul e outros municípios do Vale do Itajaí. A 96.5 FM também é captada com certa facilidade em áreas do Paraná, com destaque para a litorânea Guaratuba. É comum a 96.5 FM viajar, com cobertura local em áreas distantes mais de 80km de sua torre. O mesmo ocorre com outras emissoras do Vale, como a Jovem Pan 2 FM 94.1 de Itajaí / Balneário Camboriú, Atlântida FM 102.7 de Blumenau e a 92 FM 92.7 de Timbó.

O fator que facilita essa propagação é a localização das torres dessas rádios, localizadas em morros acima de 700 metros de altitude, focando uma região onde a altitude média não passa dos 20 metros. A localização que contribui com a propagação do sinal também pode gerar problemas. Essas rádios de grandes coberturas enfrentam mais contratempos técnicos, em decorrência ao difícil acesso até o local de transmissão e avarias causadas por chuvas e ventos.

Joinville: Cobertura local da Antena 1 fica de fora

Apesar da melhora na cobertura da Antena 1 de Blumenau, retornando ao nível de sinal antes dos problemas técnicos, a cidade de Joinville ficou de fora da área de sinal local da 96.5 FM. Anteriormente a emissora cobria com facilidade o município mais populoso do estado, gerando uma aceitação por parte do público joinvilense. O que impede a presença mais efetiva do sinal da Antena 1 na cidade são as presenças das rádios Máxima FM 96.7 de Garuva e da BandNews FM 96.3 de Curitiba.

Antes de 2010 a Antena 1 FM 96.5 tinha seu canal livre em Joinville e arredores. A partir de janeiro do ano passado a BandNews FM de Curitiba aumentou consideravelmente a sua cobertura, passando a atingir o norte de Santa Catarina com uma certa facilidade. Logo depois veio a estréia da Máxima FM em 96.7 FM, concessão de baixa potência que transmite a partir de Garuva (município vizinho à Joinville e próximo da divisa com o Paraná).

Mesmo com as interferências é possível sintonizar a Antena 1 com uma certa facilidad em Joinville, sendo que em algumas áreas da cidade a cobertura de sinal da 96.5 FM é local.

Outras rádios catarinenses também ampliaram suas coberturas no estado. Durante a semana a redação do Tudo Rádio irá abordar novamente esse tema.

Colaboração de Luiz Fernando

Escutar Leia mais - Curiosidade: Antena 1 perde Joinville em sua área de cobertura

Escutar Clique aqui para ouvir e ver a lista de rádios sintonizadas no Norte de Santa Catarina

Escutar Clique aqui para ouvir e ver a lista de rádios sintonizadas no Vale do Itajaí e litoral

Escutar Clique aqui para ver a classificação de potência e alcance das rádios



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.