São Paulo ? Clandestinas foram ?varridas? pelos fortes ventos que atingiram a capital
Um fato inusitado está chamando a atenção do mercado de rádio de São Paulo e pode ser a deixa para os ouvintes tentarem captar mais FMs em seus receptores: a capital paulista está praticamente sem rádios piratas. A situação é resultado das fortes chuvas e ventos que atingiram São Paulo na última terça-feira, dia 7. Equipamentos e torres de várias FMs clandestinas foram danificados, estimando que 90% das estações piratas existentes na capital estejam fora do ar.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
As fortes rajadas de vento derrubaram boa parte das antenas de FMs clandestinas, equipamentos que geralmente não possuem proteções estruturais contra ventos, ou estarem instaladas em árvores (para dificultar a fiscalização). Boa parte dessas estruturas foram queimadas e os transmissores ficaram sem energia. Pior para as estações que ficam localizadas em morros da Grande São Paulo, dificultando a restauração do fornecimento de energia elétrica para as unidades transmissoras.
Cerca de 22 FMs clandestinas estão instaladas na ?Mata Fria? e no "morro da Ambev" (atrás da fábrica da Ambev), localidades do município de Mairiporã. As estações clandestinas localizadas nessa área sofreram com os temporais e boa parte está fora do ar. As FMs piratas localizadas nessa área ocupam as seguintes frequências: 88.7 FM, 91.5 FM (lado leste), 91.7 FM e 100.5 FM (retransmissões piratas da programação Deus é Amor); 93.3 FM, 94.3 FM, 94.9 FM, 101.3 FM, 101.5 FM, 101.9 FM, 105.5 FM, 106.7 FM, 107.1 FM e 107.5 FM. Nessa lista as mais prejudicas são as rádios Disney FM 91.3, Alpha FM 101.7, Antena 1 FM 94.7, Oi FM 94.1, Sara Brasil FM 101.3 e Eldorado 3000 FM 107.3.
Sem a presença das FMs piratas, as estações legalizadas de São Paulo chegam com mais qualidade em praticamente toda a região metropolitana, além de propagarem melhor para outras regiões do estado. A interferência causada pelas FMs piratas cria áreas de sombra na capital, Grande São Paulo e limitam a ?viagem? das estações FMs legalizadas para cidades mais distantes.
Outro detalhe curioso: sem as piratas também é possível captar em determinados pontos da capital e região metropolitana algumas FMs de fora de São Paulo, como emissoras do Vale do Paraíba, Baixada Santista e Grande Campinas.
Nos próximos dias a situação deverá retornar ao quadro já conhecido pela radiodifusão paulista, com a forte presença de emissoras clandestinas operando em FM e interferindo nas rádios legalizadas (entre outros serviços que utilizam radiofrequência).
Entre em contato via [email protected] e diminua a interferência causada por piratas na sua cidade e emissora
Leia mais - Pirataria | 105 FM e Mundial livres de duas FMs clandestinas
Clique aqui para ouvir e ver a lista de rádios legalizadas sintonizadas na Grande São Paulo
Tags: