Quinta-Feira, 09 de Junho de 2011 @ 16:59
Maceió – Ação dos agentes ocorreu na terça-feira, em cumprimento a mandados de apreensões
O Tudo Rádio.com noticiou hoje o fechamento de rádios clandestinas que atrapalhavam a 105 FM 105.1 e a Mundial FM 97.5, ambas de Jundiaí. Outro assunto relacionado às rádios piratas citado hoje, foi o fato de que várias rádios ficaram fora do ar hoje, devido às fortes chuvas que caíram sobre a capital paulista e o corte no fornecimento de energia elétrica para parte da cidade.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
Ainda falando sobre as rádios piratas, agentes da Polícia Federal e da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, fecharam sete rádios que funcionavam clandestinamente em Maceió e Santana do Ipanema, em Alagoas. Os agentes da ação cumpriram os mandados de busca e apreensão na terça-feira, expedidos pela 2ª Vara Federal de Maceió.
As emissoras fechadas em Maceió foram Estúdio FM 103.1 e rádio 97,1 FM 97.1, localizadas no bairro do Clima Bom, a rádio ABA FM 87.9 no Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago, a rádio Litoral FM 95.5 e a rádio Mar Azul FM 91.5, ambas instaladas na avenida Siqueira Campos. Outra emissora lacrada foi a Missionária FM 93.5, no Conjunto Graciliano Ramos. Já em Santana do Ipanema, foram lacradas a Rádio 104 FM 104.9 Mhz e a Tropical FM 104.9.
O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, elogiou a ação da polícia. “As rádios clandestinas, além de colocarem em risco os serviços de segurança e de proteção de vôos, prejudicam a atividade das rádios legais. Além disso, o espectro radioelétrico é um bem público e deve ser preservado”, disse.
No momento das apreensões, as rádios 97,1 FM e a Missionária FM estavam em funcionamento. Por isso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra os responsáveis na sede da Polícia Federal em Alagoas. Eles foram liberados após serem ouvidos e terem assumido a responsabilidade de comparecer à Justiça quando convocados. Os demais materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Federal.
O uso não autorizado de radiofreqüência e atividades clandestinas de telecomunicações são crimes previstos na Lei Geral de Telecomunicações. Operações de estações que funcionam sem autorização e interferências devem ser denunciadas à Anatel, responsável pela fiscalização das atividades ilegais do setor. Denúncias podem ser feitas na Central de Atendimento da Anatel, pelo número de telefone 1331, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Abert