Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Junho de 2011 @ 17:02

Levantamento aponta que 15% das rádios paranaenses são de políticos

Curitiba – Estudo foi divulgado pelo jornal Gazeta do Povo de Curitiba

Publicidade

De acordo com matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, do Paraná, pelo menos 15% das rádios do Paraná registradas no Ministério das Comunicações estão nas mãos de políticos. O levantamento feito pelo jornal paranaense revela que pelo menos 54 emissoras de rádio das 355 com registro no governo federal pertencem a políticos ou familiares.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

A reportagem identificou que entre os empresários do setor estão ex-governadores, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, secretários de estado, deputados federais e estaduais, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Ao todo, foram identificados pelo menos 45 donos de rádio que exercem, ou exerceram, cargos eletivos. (

O levantamento foi feito a partir do cruzamento da relação de rádios registradas no ministério com a listagem dos donos e sócios dessas emissoras. As duas relações estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações. O resultado impressionou o ministro Paulo Bernardo (PT), que comanda a pasta. “Não tinha ideia nenhuma desses números. [15%] é bastante. Deveríamos separar claramente sistema de radiodifusão e sistema político. Mas, mesmo que haja fiscalização e legislação eleitoral para proibir, acaba havendo interferência político-eleitoral nos veículos [rádios], o que eu acho muito ruim porque desequilibra o jogo na eleição”, disse o ministro, que está à frente de um projeto de mudanças nas regras no sistema de concessão de rádios e televisão.

Pela legislação, o político pode ser sócio de uma rádio ou televisão, mas não pode exercer cargo de diretor. A limitação é justamente para impedir que essas emissoras sejam usadas para desequilibrar as disputas eleitorais. Apesar da proibição, a falta de fiscalização aliada a regras permissivas e a presença de parentes de políticos como administradores acaba por transformar o veículo de comunicação numa potencial máquina de fazer votos.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Bernardo disse que é necessária uma mudança na legislação para resolver esse problema e impedir que veículos de comunicação sejam usados para desequilibrar disputas eleitorais em todo o país. A mudança na lei deve acontecer ainda neste mês, adiantou o ministro. Paulo Bernardo contou que o ministério deve encaminhar, nesta semana, a minuta de um decreto para a Casa Civil e depois para a presidente Dilma Rousseff que adota regras mais rígidas para o sistema de radiodifusão brasileiro. A minuta foi feita pelo ministério e recebeu modificações sugeridas informalmente pelas comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado Federal. Veja os principais trechos da entrevista.

Colaboração Ana Caroline Hezel

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.