Começou na noite desta terça-feira, 29, no Centro de Convenções do Hotel Blue Tree, em
Brasília, o 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. Antes mesmo da abertura do evento, um dos temas que mais preocupa o setor de radiodifusão – as rádios piratas – foi abordado pelo ministro das Comunicações Hélio Costa. O ministro confirmou que os aeroportos de
Guarulhos e Congonhas, em
São Paulo, sofreram interrupções de seis a sete minutos em seus sistemas de comunicação nesta terça-feira. O problema, segundo ministro, foi provocado por interferência de rádios piratas. Hélio Costa falou que, em determinado momento, a comunicação entre a torre de controle de Guarulhos e um avião foi interrompida por uma pregação evangélica. "Houve uma interrupção de seis a sete minutos no aeroporto, trazendo perigo para as aeronaves em aproximação no principal aeroporto do país, em virtude da presença de rádio pirata na região", disse.
A situação de emissoras ilegais será discutida durante o evento promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT). O presidente da entidade, Daniel Slaviero, durante discurso, destacou que setor está preocupado com o número crescente destas emissoras, por isso deve tratá-lo seriamente neste encontro. Segundo Slaviero, as rádios deste perfil estabelecem uma concorrência desleal com o radiodifusor, o que prejudica principalmente o pequeno empresário. Fora isso, estas rádios operam fora da potência autorizada e acabam interferindo em sistemas de comunicação, como o de aeroportos. "É bom lembram que, como operam fora da potência autorizada, interferem em diversos outros sistemas, como é o caso das transmissões entre as aeronaves e as torres de controle nos aeroportos", disse.
As interferências de rádios piratas têm ocorrido com certa freqüência na região. De acordo com informações levantadas pelo Jornal Nacional, o Serviço de Proteção ao Vôo registrou, só no mês de maio, 171 interferências, quase o triplo do registrado em março, quando 65 falhas de comunicação causadas por piratas foram detectadas no Brasil. Um problema que, além de causar prejuízos às emissoras legais, oferece riscos à população, conforme informado pelo ministro Hélio Costa.
Durante a manhã desta quarta-feira, 30, acontecem duas plenárias: a primeira com a participação do ministro Hélio Costa sobre a importância da radiodifusão para o desenvolvimento nacional e a segunda sobre a importância do modelo federativo da radiodifusão brasileira, que terá o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social Franklin Martins como participante. À tarde serão realizados três painéis simultaneamente sobre rádio e mercado, o conceito de rádio como comunicação e um sobre TV Digital. Os debates do dia terminam com uma plenária sobre Rádio Digital.
O 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão segue até a próxima quinta-feira, 31, no Centro de Convenções do Hotel Blue Tree, em Brasília. São aproximadamente 1500 participantes.
Fonte: Meio&Mensagem - 31/05/2007
[email protected] Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Tags: