Representantes da radiodifusão, ministros de Estado e especialistas da área estiveram reunidos durante três dias, em Brasília, no 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. O encontro mostrou que o setor está consciente da importância do momento pelo qual está passando: a convergência tecnológica. As expectativas são muitas, principalmente quando se fala em padrão de rádio digital. O setor aguarda uma definição rápida e o governo promete uma reposta em breve.
Segundo Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, no momento em que a TV Digital já está praticamente finalizada com início dos testes de transmissão marcado para julho. Agora o setor precisa trabalhar pela definição do padrão de rádio. "O rádio precisa ocupar toda e qualquer brecha de mercado que existe. A rádio pelo celular é uma realidade, o setor precisa ocupar este espaço", afirmou.
Além dos debates sobre TV e Rádio Digital, o evento também serviu para discussões sobre a modernização da legislação do setor para entrada dessa nova era tecnológica. Tudo indica que o país vai passar para a nova etapa sem marco regulatório para radiodifusão. Segundo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Júlio Semeghini, disse que está empenhado na discussão dos projetos que existem e quer que as matérias venham a tempo de atender os radiodifusores.
"Precisamos estar atentos as essas mudanças e as implicações que elas trarão. Continuar com o sistema sendo regulador por decretos, portarias e leis ultrapassadas não corresponde à vontade da Comissão de Ciência e Tecnologia", disse.
Evandro Guimarães pediu apoio de todos e cobrou pressa na definição de regras para o setor. "O Executivo, Legislativo e os brasileiros devem tomar pulso. Há anos falamos de convergência, mas temos pouca atuação", disse.
O evento tratou também da contribuição da radiodifusão brasileira para o desenvolvimento e integração nacional, além de ter oportunizado discussões sobre modelo federativo de radiodifusão; mercado publicitário e rádios. Os participantes receberam a informação que, a partir de agora, o governo vai realizar ação efetiva de combate às emissoras de rádio pirata.
O 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas. Paralelo ao evento aconteceu a 21ª Exposição Nacional de Equipamento, que ofereceu novidades tecnológicas para os radiodifusores presentes no evento.
Fonte: Meio&Mensagem - 04/06/2007
[email protected] Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Tags: