Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 04 de Junho de 2007 @ 00:00

Radiodifusores pressionam governo por definição de padrão de rádio digital

Brasília - Mais detalhes sobre os acontecimentos referentes ao 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. Representantes da radiodifusão querem decisão referente ao rádio digital no país
Publicidade
Representantes da radiodifusão, ministros de Estado e especialistas da área estiveram reunidos durante três dias, em Brasília, no 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão. O encontro mostrou que o setor está consciente da importância do momento pelo qual está passando: a convergência tecnológica. As expectativas são muitas, principalmente quando se fala em padrão de rádio digital. O setor aguarda uma definição rápida e o governo promete uma reposta em breve.

Segundo Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo, no momento em que a TV Digital já está praticamente finalizada com início dos testes de transmissão marcado para julho. Agora o setor precisa trabalhar pela definição do padrão de rádio. "O rádio precisa ocupar toda e qualquer brecha de mercado que existe. A rádio pelo celular é uma realidade, o setor precisa ocupar este espaço", afirmou.

Além dos debates sobre TV e Rádio Digital, o evento também serviu para discussões sobre a modernização da legislação do setor para entrada dessa nova era tecnológica. Tudo indica que o país vai passar para a nova etapa sem marco regulatório para radiodifusão. Segundo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Júlio Semeghini, disse que está empenhado na discussão dos projetos que existem e quer que as matérias venham a tempo de atender os radiodifusores.

"Precisamos estar atentos as essas mudanças e as implicações que elas trarão. Continuar com o sistema sendo regulador por decretos, portarias e leis ultrapassadas não corresponde à vontade da Comissão de Ciência e Tecnologia", disse.

Evandro Guimarães pediu apoio de todos e cobrou pressa na definição de regras para o setor. "O Executivo, Legislativo e os brasileiros devem tomar pulso. Há anos falamos de convergência, mas temos pouca atuação", disse.

O evento tratou também da contribuição da radiodifusão brasileira para o desenvolvimento e integração nacional, além de ter oportunizado discussões sobre modelo federativo de radiodifusão; mercado publicitário e rádios. Os participantes receberam a informação que, a partir de agora, o governo vai realizar ação efetiva de combate às emissoras de rádio pirata.

O 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas. Paralelo ao evento aconteceu a 21ª Exposição Nacional de Equipamento, que ofereceu novidades tecnológicas para os radiodifusores presentes no evento.


Fonte: Meio&Mensagem - 04/06/2007
[email protected]



Nota:   Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.