Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sábado, 09 de Julho de 2011 @ 07:09

Paulistas celebram hoje a Revolução de 1932

São Paulo – Emissoras, principalmente as rádios AM, deve ter programas voltados à história da Revolução Constitucionalista de 1932

Publicidade

Hoje, 9 de julho, é feriado estadual em São Paulo. A data relembra a Revolução Constitucionalista de 1932. Com a pausa em plena sábado, vários serviços na capital paulista e interior do estado não foram afetados, inclusive a rotina de trabalho com outras partes do país. Muitas empresas de outras regiões sentem o feriado em São Paulo. O mesmo acontece com o rádio.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 


As redes nacionais com sede em São Paulo ignoram o feriado de 9 de julho, mantendo no ar a programação normal acompanhada por todo Brasil em dias comerciais. Já as mesmas rádios na capital e interior de São Paulo acabam executando intervalos comerciais menores devido o feriado, além de alguns reajustes na grade de programação, com folga de alguns profissionais.

A data é comemorada em todo o estado de São Paulo e algumas emissoras deverão veicular reportagens especiais sobre a Revolução de 32. Emissoras mais tradicionais como Jovem Pan AM 620, Bandeirantes AM 840, Record AM 1000, entre outras, relembram o motivo do feriado através de matérias especiais.

A Record foi uma emissora que presenciou uma passagem importante da Revolução de 32. A emissora, que entrou no ar de forma definitiva em 11 de junho de 1931, transmitiu os choques que ocorreram entre os manifestantes e os membros da Legião Revolucionária (transformada no Partido Popular Progressista, sob a licença de Miguel Costa).

No confronto, que ocorreu em frente ao prédio onde se ficava a sede da emissora, na Praça da República, número 17, morreram, tragicamente metralhados, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. As iniciais dos seus nomes inspiraram a criação da sigla "MMDC", que passou a ser o estandarte daquele movimento. O fuzilamento dos estudantes foi presenciado e narrado por César Ladeira, da sacada da emissora.

Revolução Constitucionalista de 1932

O movimento cobrava a criação de uma Constituição e defendia o fim da intervenção do presidente na época, Getúlio Vargas, no governo paulista. Esse movimento arrebatou a população após quatro manifestantes terem sido mortos em protesto na sede do partido do ex-presidente no Centro da capital. As vítimas eram Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, nomes que deram origem à sigla M.M.D.C, que batizou o movimento. Houve confrontos entre o governo brasileiro e o exercito paulista (que convocou de forma voluntária a população do estado).


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.