Fechamento de pirata em Joinville não dura uma semana
Joinville ? Emissora fechada na semana passada já está no ar
Publicidade
A pirataria em FM na mais populosa cidade de Santa Catarina parece estar fora de controle. Após ser retirada do ar na semana passada através de uma ação da Anatel (órgão que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão brasileira), a 101.9 FM já está operando de forma irregular em Joinville, causando interferências em rádios comerciais e legalizadas localizadas entre o norte catarinense e o Vale do Itajaí.
Na semana passada a reportagem do Grupo RBS acompanhou a ação da Anatel que retirou do ar as rádios 100.1 FM e 101.9 FM, ambas irregulares e de grande potência (com sinais captados no litoral do estado de Santa Catarina e sul do Paraná). Uma semana após a ação das autoridades a 101.9 FM retomou seus trabalhos em Joinville, passando a interferir na cobertura da 102 FM 102.1 de Itajaí e provavelmente gerará sérios conflitos na área de cobertura de uma rádio legalizada que será liberada ao município de Massaranduba.
Essa nova FM de Massaranduba vai operar em 101.9 FM e deverá ter uma boa cobertura de sinal em Joinville, com base nos testes já realizados pela futura estação. Com a presença da pirata em 101.9 FM é possível que o sinal da nova FM do norte de Santa Catarina não chegue a Joinville. Já a 100.1 FM segue fora do ar e era responsável por causar interferências nos sinais das rádios Band FM 99.9 de Corupá e também na Transamérica Pop FM 100.3 de Curitiba (rádios que possuem boa sintonia em Joinville).
Existem outras estações clandestinas operando em FM na cidade de Joinville. O que mais chama a atenção nessas rádios é a potência utilizada pelas piratas, chegando a ter uma área de cobertura superior à abrangência de algumas FMs comerciais legalizadas do norte de Santa Catarina.
Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn