Sexta-Feira, 26 de Agosto de 2011 @ 13:07
Brasília - Objetivo é padronizar o volume de áudio das transmissões de rádio e televisão nos espaços publicitários
Um grupo de trabalho dentro do Ministério das Comunicações trabalha em conjunto com um grupo da Anatel para regulamentar a questão do loudness, ou variações de intensidade de som, nos serviços de radiodifusão e TV por assinatura. A intenção é regulamentar a lei 10.222, de 9 de maio de 2001, que padroniza o volume de áudio das transmissões de rádio e televisão, com foco nos espaços dedicados à propaganda.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Essa regulamentação será feita ouvindo grupos de estudos, associações e outros interessados no tema. Uma vez que a minuta da regulamentação esteja pronta, será colocada em consulta pública. Um estudo sobre a questão do som na TV, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), será encaminhado ao Minicom e à Anatel. “Independente disso, as emissoras já têm as informações para tomar as medidas internamente”, diz Alexandre Sano, gerente técnico do SBT e membro da SET.
O estudo, que contou com a participação das principais emissoras e operadoras de TV por assinatura, recomenda que seja seguido o padrão EBU R128. Uma vez que a regulamentação esteja finalizada, a Anatel deve ficar responsável pela fiscalização da TV por assinatura, e o Ministério das Comunicações pela radiodifusão.
O engenheiro da Record Sérgio Santoro deu dicas de como implantar essas recomendações nas emissoras, durante o congresso da SET nesta quarta-feira, 24. Entre elas, ele sugere a formação de um grupo de loudness na emissora, a verificação da situação atual, a instalação de um processador de loudness, treinamento operacional e adequação de outras fontes. Daniele Frederico.
Com informações do site Tela Viva
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.