ATUALIZADO (16H20) - Na operação foi descoberta outra rádio que operava no mesmo local. Em resumo: existia uma estrutura que abrigava duas FMs piratas: 106.5 FM (interferia da Mix FM) e 94.9 FM (atrapalhava a Antena 1 FM 94.7). As duas estações operavam com potência de 600 watts no transmissor.
Plantão exclusivo Tudo Rádio ? Autoridades competentes estão retirando nesse exato momento uma emissora de rádio pirata que opera em 106.5 FM na região do Tremembé, estação que praticamente anulava o sinal da Mix FM 106.3 nessa área de São Paulo. A operação é realizada a partir do trabalho de localização realizado pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências).
A operação foi iniciada no começo da tarde de hoje, 26 de agosto, realizada pela 73º DP e 4ª Seccional da Casa Verde. A 106.5 FM estava localizada no distrito do Tremembé, zona norte de São Paulo, estando localizada próxima às margens da Rodovia Fernão Dias (que liga a capital paulista a Belo Horizonte). A região do Tremembé é conhecida por abrigar muitas estações de rádios clandestinas e suas condições topográficas (altitude superior aos 800 metros) auxiliam as propagações de sinal das FMs piratas por São Paulo e Guarulhos.
O distrito do Tremembé possui uma população superior a 180 mil habitantes segundo dados do IBGE. Recentemente o C.I.P.I. localizou uma estação de rádio clandestina instalada nessa área de São Paulo, emissora que já foi fechada pelas autoridades competentes. Essa outra FM operava em 106.1 FM e também atrapalhava os trabalhos da Mix FM na zona norte e seu fechamento foi noticiado pelo Tudo Rádio (saiba mais logo abaixo).
A pirata em 106.5 FM foi fechada por volta das 14h40 de hoje. Em breve mais detalhes sobre a operação.
Daniel Starck – Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão, com mais de 20 anos no ar. É formado em Comunicação Social pela PUC-PR e teve passagens por emissoras como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital do rádio, com participação em eventos promovidos por entidades como SET, AESP, AMIRT, ACAERT, ASSERPE, AERP e MidiacomPB. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com foco em aplicativos, mídia programática, novos devices, inteligência artificial, sites e streaming. LinkedIn