Quarta-Feira, 31 de Agosto de 2011 @ 17:03
Brasília - Desde o início do mês, a Anatel passou a ser responsável por instruir os processos de apuração de irregularidades no conteúdo das emissoras
Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluem nesta semana um treinamento ministrado por coordenadores do MiniCom a respeito do convênio celebrado para fiscalização de emissoras. No início do mês, o Ministério das Comunicações delegou à Anatel a competência para instrução dos processos de apuração de infração decorrentes da fiscalização de rádios e TVs.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Desde 2007, um convênio permite ao ministério aproveitar a atividade de fiscalização da agência para apurar o cumprimento de normas de conteúdo a que as emissoras estão sujeitas, como a veiculação da Voz do Brasil, a porcentagem máxima de veiculação de publicidade e mínima de material jornalístico. Com a ampliação do convênio, a agência também vai ficar responsável pela instrução do processo, que consiste no colhimento de provas, defesas e relatórios. Assim, o processo só é encaminhado para o MiniCom para decisão final e eventual aplicação da sanção.
O coordenador-geral de Acompanhamento de Outorgas da Secretaria de Comunicação Eletrônica, Eduardo Amorim, explica que o convênio visa a dar uma resposta mais rápida à apuração dessas infrações: “Tendo em vista que a Anatel tem mais recursos de estrutura logística e pessoal, esperamos ter mais celeridade para que os processos cheguem para decisão de forma mais célere e ganhar eficiência na gestão”, afirma.
Coordenadores das áreas de acompanhamento de outorgas, apuração de infrações e tratamento de denúncias do MiniCom promovem o treinamento para duas turmas de técnicos da Anatel, totalizando 36 representantes dos escritórios regionais da agência em todo o país.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.