Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2011 @ 07:02

Abraço se diz preocupada com interferências com padrão digital de rádio

Brasília – Declaração foi feita por representante da entidade das rádios comunitárias durante seminário em Brasília

Publicidade

O representante da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço), José Sóter, demonstrou preocupação com as interferências nas transmissões que podem ocorrer com os dois padrões de rádio digital. A declaração foi feita durante o seminário para discutir a implantação do rádio digital no Brasil, realizado no dia 1º, em Brasília.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui


Segundo Sóter, a implantação do sistema entre as emissoras de rádio no Brasil inviabilizaria o funcionamento das rádios comunitárias. Ele também defendeu a adoção de um sistema brasileiro de rádio digital. O padrão brasileiro também foi de discussões durante o seminário. Durante o evento, o professor Gunnar Bedicks, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, defendeu a possibilidade de o Brasil desenvolver um sistema próprio de rádio digital, com adaptações.
 
O professor fez também a ressalva de que a adoção do sistema de rádio digital deve levar em consideração as particularidades da radiodifusão brasileira, com destaque para as rádios AM, de Ondas Tropicais e de Ondas Curtas. “Não é a adoção de uma tecnologia que vai transformar uma AM. É preciso outros investimentos, como em equipamentos”, ressaltou.

Ainda sobre as discussões ocorridas durante o congresso, o representante da Abert, Ronald Barbosa, disse que o Brasil é um país de dimensão continental e destacou a importância do rádio como veículo de informação. “É preciso avaliar os impactos para a população e para as emissoras que estão no ar”, frisou. Ele também lembrou as primeiras discussões sobre o sistema de rádio digital no Brasil, em 1996, e a definição sobre o início de testes das tecnologias, em 2008.

O MiniCom, juntamente com parceiros, realiza testes com os dois sistemas de rádio digital. O trabalho consiste em avaliar critérios relacionados à área de cobertura, condições de propagação específica das regiões brasileiras, robustez do sinal, qualidade do áudio e adequação do sistema à portaria que criou o sistema brasileiro de rádio digital. Os testes da tecnologia DRM devem terminar até março do próximo ano. Também deverão ser realizados testes com a tecnologia IBOC

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.