Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011 @ 17:13
São Paulo - Dinheiro foi usado na compra de empresas no exterior e meios de comunicação no Brasil em nome de pessoas ligadas à IURD
O Ministério Público Federal denunciou nesta segunda-feira, dia 12, o bispo Edir Macedo Bezerra, líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A alegação do MPF é que o bispo é acusado de montar uma quadrilha para lavagem de dinheiro da instituição, junto com outros três dirigentes da igreja. A quantia era repassada ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos através de uma casa de câmbio paulista entre 1999 e 2005.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Os outros acusados são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Os quatro responderão pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato.
Eles são acusados de pertencer a uma quadrilha usada para lavar dinheiro da Iurd, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005. Segundo a denúncia, do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da Iurd, por meio do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja".
De acordo com o MPF, o dinheiro foi usado na compra de empresas no exterior e meios de comunicação no Brasil, tudo registrado em nomes de bispos e outras pessoas ligadas à IURD. O objetivo dessa prática era ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, qual seja, a IURD. O Procurador da República Silvio Luís Martins de Oliveira também encaminhou cópia da denúncia à área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, solicitando que seja analisada a possibilidade de cassação da imunidade tributária da IURD.
Com informações do site Pop.com e Estadão.
Colaboração Luiz Fernando
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.