Terça-Feira, 20 de Setembro de 2011 @ 12:58
Guarujá – Jornalista disse que já está esperando a liberação da rádio há dez anos
O jornalista e apresentador esportivo da rádio Bandeirantes AM 840 e 90.9 de São Paulo e da TV Bandeirantes, Milton Neves, anunciou que o Superior Tribunal Federal (STF) não aceitou a reclamação da empresa impugnada no processo de licitação, e, com isso, a Rádio Terceiro Tempo FM 101.3 do Guarujá, no litoral paulista, poderá nascer em breve. O apresentador, entretanto, reclama do tempo que espera para colocar a sua emissora no ar. "Faz dez anos que ganhei essa disputa e ainda não pude colocar a minha rádio para funcionar. Isso porque ainda vou ter que pagar cerca de R$ 3 milhões ao governo".
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
De acordo com matéria publicada no site Comunique-se, Neves também lamenta que este período, em que está envolvido com a Justiça para lançar sua própria marca no dial, poderia servir para a compra de equipamentos, contratação de jornalistas e movimentação da economia do litoral norte de São Paulo. O jornalista, afirma que a demora judicial em resolver a questão da concessão o desanima a estipular um prazo para a estreia da Terceiro Tempo FM. "Faço tudo direito e mesmo assim teve essa enrolação. Agora vai ter que passar pelo Congresso. Acho que a rádio só sai ano que vem".
O apresentador da Band não poupou críticas ao governo, pelo fato da Terceiro Tempo FM ainda não estar no ar. Ele relembra a matéria publicada na Folha de S. Paulo no dia 27 de março, que denunciou mais de 300 concessões de rádio sendo solicitadas por 'laranjas' de políticos. Neves não aceita a decisão do Ministério das Comunicações que, após a publicação do jornal, decidiu não aprovar mais nenhuma concessão. "Não dá para entender, a Folha denuncia e eles suspendem tudo, ao invés de ir atrás das que são mantidas por políticos. Quem fez tudo certo, que nem eu, é que se ferra".
A mágoa com o ex-ministro das Comunicações Helio Costa também foi exposta pelo jornalista. Neves diz ter conversado com o então titular da pasta em 2010, e que o político prometeu solucionar todas as pendências que impediam a estreia da Terceiro Tempo FM, mas que nada foi resolvido. “Encontramo-nos durante o ano passado e expliquei toda a história e o imbróglio envolvendo a concessão da minha rádio. Ele disse ‘pode deixar, em uma semana revolverei tudo isso’. No fim das contas, a situação continuou do jeito que estava: emperrada”.
No processo de concorrência para definir a empresa que iria operar uma emissora de FM no Guarujá, realizado em 2001, a empresa Rádio e TV Schappo Ltda foi a vencedora, e a empresa controlada por Milton Neves, Milton Neves Publicidade Sociedade Civil Ltda, ficou na segunda colocação. No mesmo ano da disputa dessa licitação, a Cable-Link Operadoras de Sinais de TV a Cabo Ltda disputou, com a Shappo, a concessão de uma emissora televisiva em Taubaté, interior de São Paulo.
Derrotada, a Cable acionou a Justiça, solicitando a exclusão da Shappo na briga pelo canal na cidade paulista. Em 2007, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou a reclamação da empresa derrotada na licitação e constatou “inidoneidade financeira” na vencedora, que foi excluída do “certame” de Taubaté e também da concorrência no Guarujá. Como não aceitou a decisão do STJ, a Shappo recorreu do processo das duas licitações, levando o caso para o Superior Tribunal Federal (STF). Relator do processo no órgão, o ministro Gilmar Mendes negou, na última segunda-feira (12), o recurso da Shappo.
Com informações do Comunique-se
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.