Quarta-Feira, 05 de Outubro de 2011 @ 14:51
Gramado – Evento que reuniu diversos empresários da radiodifusão terminou nesta terça-feira
O 21º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, realizado pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV (Agert), em Gramado, na região serrana gaúcha, terminou nesta terça-feira. Vários assuntos foram debatidos pelos radiodifusores, entre eles o combate às rádios piratas e a flexibilização da Voz do Brasil.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
No encerramento do congresso, os radiodifusores divulgaram a Carta de Gramado. No documento, os empresários sintetizam o conjunto de temas centrais que formam os objetivos da categoria abrigada pela Agert e que foram discutidos durante o congresso.
Entre os temas que integram a Carta, estão a defesa da liberdade de expressão e do direito à informação; a luta por marcos regulatórios de sua atividade compatíveis com os princípios de direito inscritos na Constituição Federal; o compromisso com a flexibilização do programa A Voz do Brasil, pleito do qual não se afastarão até que os poderes constituídos definam a nova Legislação e o acompanhamento da movimentação legislativa e judicial em torno da matéria trabalhista especifica da radiodifusão, para impedir que sejam aprovados novos padrões legais que prejudiquem o setor e a capacitação e estímulo profissional dos trabalhadores em rádio e televisão, associando-se a programas de ensino técnico da esfera governamental.
Além disso, temas como a defesa política mais adequada de arrecadação e distribuição de direitos autorais, a regulamentação do ressarcimento fiscal às emissoras que optaram pelo sistema tributário Simples e o processo legislativo de modificação do padrão das transmissões em AM para utilização dos canais 5 e 6 da faixa VHF.
A Carta ainda ressalta em enfrentar, no plano da legalidade, todas as transgressões cometidas por emissoras clandestinas ou as que se ocultam sob a capa de comunitárias, descumprindo normas técnicas e de comercialização. A Agert informou que estará sempre atenta e exercerá atuação constante junto aos órgãos públicos responsáveis pela outorga, fiscalização, repressão e jurisdição competentes para assegurar normalidade, paz e verdadeira democracia à comunicação.
Leia mais - Flexibilização da Voz do Brasil e emissoras ilegais são temas da Agert
Leia mais - Radiodifusores se reúnem em Gramado para congresso da Agert
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.