Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Outubro de 2011 @ 17:16

Clipping: AIR condena uso de leis contra meios de comunicação

Entidade de radiodifusores também pede que Brasil regule a produção e distribuição de conteúdos de comunicação social para a internet
Publicidade
A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) encerrou nesta quarta-feira (5) sua assembléia geral, realizada em Lima, no Peru, condenando o uso de leis por governos que buscam "debilitar e enfraquecer" os meios de comunicação na Argentina, Venezuela, Bolívia e no Equador.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
 

A organização - que reúne 17 mil empresas de rádio e televisão das Américas, da Ásia e Europa – aprovou resolução apresentada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que solicita às autoridades do país que regulem a produção e distribuição de conteúdos de comunicação social para a internet. Atualmente, grupos estrangeiros produzem conteúdo jornalístico e de entretenimento, em desrespeito ao artigo 222 da Constituição Federal. A legislação limita em 30% a participação estrangeira no capital das empresas jornalísticas e de radiodifusão. De acordo com a resolução, o descumprimento do marco regulatório representa uma "grave violação à soberania brasileira".

Sobre os outros países, a entidade alertou que as "leis de meios" aplicadas seguem um mesmo padrão, que "interfere na independência editorial e complementa a política hostil desses governos contra os meios de comunicação independentes".

Na Venezuela, adverte a AIR, a Lei de Responsabilidade Social de Rádio e Televisão é utilizada para "perseguir e punir meios privados e independentes que não são afinados com o governo". No Equador, tramita uma lei inspirada no modelo venezuelano que "estabelece mecanismos que facilitam a pressão, direta ou indireta, sobre os meios", beneficiando meios comunitários e públicos, em detrimento das empresas privadas de comunicação, avalia a entidade.

Além de condenar a atitude dos governos, a AIR solicita à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e à Relatoria Especial para Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA) que se manifestem sobre leis de caráter restritivo e que realizem visitas aos quatro países para apurar a situação de liberdade de expressão e democracia.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Fonte: Tele Síntese


Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.