Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 11 de Outubro de 2011 @ 13:10

Unesco sugere criação do Dia Mundial do Rádio

Brasília – Órgão da ONU propôs o dia 13 de fevereiro para comemorar o dia do veículo

Publicidade

A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, a ciência e a cultura, sugeriu a criação do Dia Mundial do Rádio, a ser comemorado no dia 13 de fevereiro. De acordo com a organização, que reúne 193 países-membros, o objetivo da iniciativa é aumentar a conscientização para importância do rádio no mundo.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui
 

Segundo a proposta, a ideia é que o marco inicial do meio de comunicação de massas mais antigo do mundo seja celebrado em 13 de fevereiro, data em que começaram as transmissões da Rádio ONU, inaugurada em 1946, em Nova York. A proposta é patrocinada pela Espanha, por meio da Academia Espanhola de Rádio e deve ser votada na Assembleia Geral das Nações Unidas. A entidade integrou um estudo de viabilidade sobre o rádio, organizado pela Unesco. De acordo com a agência da ONU, a data serviria também para facilitar o acesso à informação por meio de uma rede de emissoras e de estações.

Irina Bokova , diretora-geral da Unesco, chamou atenção para a relevância do rádio por ser um veículo de baixo custo de operação, importante por alcançar especialmente as comunidades remotas. Ela citou o caso de pessoas analfabetas, com deficiências, jovens carentes e tantos outros que são atingidos pela informação por meio das ondas do rádio.

Segundo a chefe da Unesco, o rádio também é uma plataforma ideal para realizar debates públicos, independentemente da escolaridade de seus ouvintes. A agência da ONU disse que o veículo desempenha ainda um papel forte em situação de emergência, como desastres naturais, levando informações à população. Mesmo com todas as vantagens, cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso ao rádio no mundo. A proposta de fazer de 13 de fevereiro o Dia Mundial do Rádio começou a ser estudada em junho com o aval de várias agências e organizações. Cerca de 91% dos participantes apoiaram a ideia.

No Brasil, o Dia do Rádio é comemorado em 25 de setembro, data em que é comemorado o aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia ocorrido no dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil.

Com informações da assessoria de imprensa da Abert

Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.