Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2011 @ 17:05

Clipping: Argentinos acusam rádios brasileiras de transmissão ilegal na fronteira

Foz do Iguaçu - Situação é discutida na justiça desde 2007
Publicidade
Profissionais de rádio da cidade argentina de Puerto Iguazú, que faz fronteira com Brasil e Paraguai, lideram uma campanha para que emissoras brasileiras, que operam com antenas instaladas do lado argentino, sejam punidas. As denúncias existem desde 2007.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui


As emissoras que não conseguem transmissão no Brasil utilizam terrenos na cidade argentina para retransmitir conteúdo produzido em estúdios localizados na cidade de Foz do Iguaçu, dizem os argentinos, que já somaram 11 antenas de emissoras brasileiras instaladas ilegalmente em Puerto Iguazú, frequências que atrapalham as transmissões de rádios legais da cidade.

Em agosto, radialistas argentinos conversaram com representantes da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) e do Ministério das Comunicações do Brasil, em Foz do Iguaçu. Após tomar conhecimento das rádios ilegais na fronteira, o Ministério das Comunicações afirmou que pedirá ajuda do Ministério das Relações Exteriores para um acordo bilateral. Se aprovado, caberá à Polícia Federal fiscalizar estúdios e veículos de reportagens utilizados por emissoras que burlam a lei.

O argentino Edgardo Barchuk, repórter e apresentador da Rádio Cataratas, localizada em Puerto Iguazú, relata à IMPRENSA a indignação em relação às rádios ilegais. "Isso é um absurdo, pois prejudica as rádios locais argentinas e as transmissões de outros serviços radiofônicos". O jornalista destaca que entre as rádios que transmitem ilegalmente está a Transamérica, além de outras com sede no Mato Grosso, e várias com programação religiosa.

Barchuk conta que terceiros instalam as antenas e comercializam o espaço das emissoras de forma ilegal, e a baixo custo. "Isso vem prejudicando as rádios argentinas e o espectro da região. Já tivemos denuncias de aviões e sistemas elétricos sendo prejudicados com interferências". Rogério Afonso, diretor da Transamérica de Curitiba e membro do Sindicato das Empresas de Radiodifusão e Televisão do Paraná (Sertesp), explica que a Transamérica não iria se filiar a uma empresa que estivesse em condições ilegais. Segundo ele, para o processo de afiliação, uma série de documentações são exigidas. IMPRENSA entrou em contato com o Departamento de Suporte ao Afiliado e aguarda retorno.

"O problema ainda está longe de ser solucionado", diz diretor da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu

Em entrevista à IMPRENSA, Julio Mocellin, diretor de programação da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, explica o que acontece na região:

"O que acontece aqui é uma interpretação equivocada da legislação atual. Quem perdeu um canal de rádio ou emprego em Foz encontrou uma saída: alugam um canal de rádio em Puerto Iguazú e registram uma empresa de comunicação, produção de áudio e vídeo na Prefeitura de Foz operando na web, mas com o transmissor na cidade Argentina. Eles emitem sinais de rádio.

Eles estão errados nos dois lados, pois, sendo uma rádio web no Brasil, transmitem sinal via rádio, e, sendo uma rádio na Argentina, não produzem conteúdo em espanhol, o que é uma exigência da legislação vigente naquele país.

O custo de uma emissora nesses moldes é bem menor, já que ela fica livre de registro de funcionários e vende anúncio com preço muito baixo.

Agora, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Ministério das Comunicações estão tentando ver que caminho seguir. Em Foz, temos quatro emissoras de rádio que são concessões e que tem que seguir todas as normas legais, o que gera uma concorrência desleal.

Somos prejudicados em função da falta de anúncios, porque, naturalmente, meu preço acaba sendo mais alto. E, em época de eleição, por exemplo, eles continuam transmitindo anúncio ao invés de transmitirem horário eleitoral.

Eu acredito que o problema não está próximo de ser resolvido; estão pensando em algumas saídas, mas tudo passa por um processo burocrático."

Matéria do Portal IMPRENSA e fonte de clipping da AESP


Escutar Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas em Foz do Iguaçu (incluindo as "nacionais" legalizadas em solos argentino e paraguaio

Escutar Leia mais - Ministério vai combater transmissões ilegais de radiodifusão em fronteiras



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.