Sexta-Feira, 04 de Novembro de 2011 @ 13:05
Brasília – Movimento tenta reconhecer que o padre é o verdadeiro “Pai do Rádio”
A rádio Senado FM 91.7 de Brasília transmite nesta sexta-feira (4), às 18h, a reportagem especial “Com fé na ciência: Padre Landell de Moura, o pioneiro do rádio”, sobre a vida do padre gaúcho Roberto Landell. O padre, que apesar de ser pioneiro nas experiências de transmissões sem fio, não é reconhecido como um dos inventores do rádio.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
O programa mostra que, apesar de ter o nome menos conhecido que o de Guglielmo Marconi, Nicola Tesla e Thomas Edison, o padre gaúcho foi pioneiro ao transmitir a voz humana em experimentos e demonstrações públicas. Patentes de seus inventos foram registradas nos Estados Unidos e no Brasil. Os jornalistas ouviram biógrafos, historiadores da ciência, professores, radialistas e fãs do rádio para tentar mostrar o que não deu certo e por que o padre não foi reconhecido como um dos inventores do rádio. Landell morreu aos 67 anos em decorrência da tuberculose e no anonimato.
A reportagem terá reprises no sábado (5), às 10h, e no domingo (6), às 17h. Além de Brasília, a programação da Rádio Senado também pode ser acompanhada em Natal, pela Rádio Senado FM 106.9, em Cuiabá, pela Rádio Senado FM 102.5, em Fortaleza (Rádio Senado FM 103.3) e em Rio Branco, no Acre (Rádio Senado FM 100.9). Em Ondas Curtas, em 5.990 KHz, faixa de 49 metros. Os programas da Rádio Senado podem ser reproduzidos pelas emissoras interessadas. O áudio fica disponível na internet.
MOVIMENTO
Um movimento tenta o reconhecimento do padre-cientista Landell de Moura como o inventor do rádio. Este o padre já ganhou um selo dos Correios, pela passagem dos 150 anos de seu nascimento e deverá ser declarado Herói da Pátria pelo Congresso Nacional, em projeto que atualmente tramita na Câmara dos Deputados (já aprovado pelo Senado Federal).
Além disso, ele também recebeu o título post mortem de Cidadão Paulistano, na Câmara Municipal de São Paulo, e também foi alvo de exposições em São Paulo, em diversas praças públicas.
Com informações da Agência Senado
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.