Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2011 @ 13:53
São Paulo – Suspeita é de que a emissora esteja sendo controlada pelo conglomerado americano Disney ABC
Uma reportagem publicada nesta segunda-feira pela Folha de S.Paulo informa que o Ministério das Comunicações vai investigar o controle da Rádio Disney FM 91.3 de São Paulo. A suspeita do governo é a de que o conglomerado americano Disney ABC esteja controlando ilegalmente a emissora.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
De acordo com a legislação brasileira, um grupo estrangeiro pode ter até 30% do controle acionário de uma empresa de comunicação no Brasil. A emissora, que tem como razão social Rádio Itapema, tem como acionista majoritário Paulo Henrique Cardoso, filho do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que tem 70% das ações.
A Disney é acionista minoritária, com a fatia restante (29%), o que respeita o limite determinado na legislação brasileira de limitação de capital estrangeiro (30%). O Grupo norte-americano é dono da rede de TV aberta ABC, de 72 estações de rádio, estúdios, gravadoras, produtoras, parques e canais pagos.
A Disney pode ser investigada por ingerência da programação e operação do veículo. De acordo com a Folha, dois executivos no Brasil, o diretor financeiro Richard Javier Leon, americano, e o diretor-geral Miguel Angel Vives Vives, mexicano, têm procuração para autorizar empréstimos, emitir cheques e vender bens da emissora, o que pode ser classificado como poder de gestão.
Além da possibilidade de controle indevido de uma estrangeira sobre um meio de radiodifusão nacional, o ministério também quer apurar por que a emissora opera em um endereço diferente daquele declarado para o órgão. A empresa norte-americana negou as acusações e disse que o responsável pela programação da emissora é o radialista brasileiro Rodrigo Girasol, assim como os gerentes de programação, de marketing e o programador musical.
Sobre o filho de FHC, a Disney disse que ele é "acionista majoritário e exerce funções como tal". No entanto, não foi esclarecida a questão das divergências no endereço. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o envolvimento do filho do ex-presidente não influenciou na investigação.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.