Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2011 @ 11:09

Apesar de baixa participação no bolo publicitário, rádio continua influente

São Paulo – Pesquisa mostra que as emissoras contaram apenas com 4% do bolo publicitário em 2010

Publicidade
De acordo com dados do instituto Ibope Monitor, o rádio fechou o ano de 2010 contando com apenas 4% de toda a verba publicitária investida no Brasil. O percentual é equivalente a R$ 3 bilhões em faturamento durante o ano passado.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! Clique aqui


Os números, porém, não assustam profissionais e especialistas, tampouco as agências. “Com a multiplicação dos meios de comunicação, houve uma pulverização considerável na verba do anunciante, impactando diretamente o rádio. Mas isso não enfraquece seu poder de influência”, afirmou Marcello Magalhães, vice-presidente de planejamento da Leo Burnett Tailor Made.

“Entra ano, sai ano, e algumas pessoas insistem em prever a queda de meios tradicionais, como o rádio e o jornal. A verdade é que eles não vão morrer, mas, sim, dividir espaço com outros. O que há de mal nisso?”, questionou Marcos Machado, professor de gestão de marcas da ESPM. “O rádio, apesar de não ter uma alta penetração como a TV, atinge fortemente públicos segmentados, criando um vínculo e uma cumplicidade com os ouvintes de dar inveja”, acrescentou.

“Não existe veículo tão íntimo do consumidor quanto o rádio. Ele te acompanha enquanto você dirige, lê, arruma a casa, brinca com os filhos, no celular, em outros países... É um meio que está o tempo todo em qualquer lugar”, disse Mariângela Ribeiro, diretora do GPR (Grupo dos Profissionais do Rádio).

Para Patricia Muratori, diretora geral de mídia da DM9DDB, o segredo para criar uma ação radiofônica bem-sucedida está na inovação, unida à adequação ao meio. Quanto mais as agências estudarem o perfil das emissoras, maiores as chances de conquistarem públicos específicos. “Em primeiro lugar, é preciso saber anunciar com inteligência. Temos que estudar os programas de maior audiência em cada região e a faixa horária mais ouvida para saber onde a ação pode ter seu resultado potencializado. A escolha do comunicador também é essencial, pois é ele quem dá credibilidade à marca”, analisou.

Marcelo Braga, diretor geral da Metropolitana FM 98.5 de São Paulo, concordou: “Um veículo que tem mais de 90% de penetração nos lares, que mobiliza três ou mais milhões de pessoas em algumas emissoras e que alcança desde as classes A e B até os mais baixos estratos não pode ser desprezado. Muito ao contrário, ele é de enorme impacto e eficiência”.

Com informações do site PropMark


Tags:

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.