Quinta-Feira, 22 de Dezembro de 2011 @ 07:05
Brasília - Padre obteve nos Estados Unidos, em 1904, a patente para o transmissor de ondas de rádio, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (15), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7504/10, do Senado, que determina a inscrição do nome do Padre Roberto Landell de Moura no Livro dos Heróis da Pátria. O cientista Landell de Moura destacou-se por ter obtido nos Estados Unidos, em 1904, a patente para o transmissor de ondas, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Moura é considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. O cientista foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden, que realizou o feito em dezembro de 1900.
Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio, mas só transmitiu a voz humana em 1914. Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil. Em 2011 é comemorado o sesquicentenário de nascimento do Padre Landell. O projeto segue agora para sanção presidencial.
Landell de Moura foi ainda um precursor das telecomunicações da era moderna em diversas outras áreas. Foi ele quem projetou a televisão, o teletipo e o controle remoto por rádio. O reconhecimento do seu trabalho no Brasil, entretanto, demorou muitos anos, o que muito atribuem à posição de atraso científico, tecnológico e industrial em que se encontrava nosso País no início do século XX.
A iniciativa do projeto foi do ex-senador Sérgio Zambiasi (RS). Na Câmara, uma proposta semelhante foi encaminhada pelo deputado Giovani Cherini (PDT-RS). O relator do projeto, deputado Esperidião Amim (PP-SC), deu parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.
Com informações da Agência Câmara de Notícias