São Paulo – Tem menos gente ouvindo rádio no total, porém a audiência das FMs aumentou
Todo mês o Tudo Rádio informa a movimentação das rádios nos principais mercados brasileiros, com foco na audiência medida pelo Instituto Ibope. O “sobe e desce” do mercado e das emissoras causam algumas dúvidas entre os radionautas do Tudo Rádio, principalmente quando são usadas palavras como “recuo” e “diminuição do universo rádio”, sendo a primeira vista situações negativas para o rádio. Porém o panorama geral dos números divulgados pelo Instituto Ibope não geram pessimismo.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Muito se discute se o rádio que conhecemos hoje está encolhendo e se as FMs terão vida longa no Brasil. Investimentos e o desejo de grandes corporações por concessões de rádio mostram que o rádio segue em alta, principalmente no mercado FM. A pesquisa geral de audiência em São Paulo serve como um termômetro importante nessa avaliação, devido o tamanho e a diversidade do mercado, alem das participações de várias marcas de rádios que estão presentes em praticamente todas as capitais brasileiras. Nesse panorama vamos comparar os números atuais com aqueles divulgados em janeiro de 2011.
No mercado de rádio FM (medição tradicional utilizada pelo Tudo Rádio desde 2007, sendo o filtro 05h-00h, todos os dias e locais) o resultado atual (divulgado na quinta-feira passada e referente ao trimestre outubro a dezembro de 2011) cravou 2.156.472 ouvintes na média por minuto. Na pesquisa divulgada em janeiro do ano passado, válida pelo trimestre outubro a dezembro de 2010 (mesmo filtro) o número médio de ouvintes em FM foi de 1.943.106, apontando a evolução constante do meio, mesmo apresentando uma queda nesse ultimo trimestre de 2011 em relação aos resultados divulgados anteriormente desse mesmo ano.
Esse avanço aponta que, mesmo com as oscilações negativas apresentadas em determinados períodos do ano, o rádio FM segue evoluindo em audiência. Nas medições de 2011 o mercado manteve um número próximo ao registrado no último trimestre do ano, tendo períodos que o mercado registrou 2.167.120 na medição divulgada em julho de 2011 e válida pelo trimestre abril a junho do mesmo ano. Na comparação dos números totais do mercado de rádio (AM e FM somados) em janeiro de 2011 a média foi de 2.325.481 contra os atuais 2.518.226, sinal de uma ligeira evolução nos números de rádio AM em São Paulo.
Mudanças de programação, eventos, ações com as marcas da rádios, problemas de cobertura (situações causadas principalmente pela presença de rádios clandestinas no espectro FM), entre outros pequenos fatores, podem causar essas oscilações positivas ou negativas no número médio de ouvintes inseridos no universo rádio. A volta da “Voz do Brasil” para a faixa horária das 19h00 deve influenciar negativamente nesses números médios. Já o pequeno aumento dessa média acompanha a estimativa de evolução da população inserida no universo medido Instituto Ibope, sendo a Grande São Paulo e a capital nesse exemplo. Em resumo: os números confirmam que o rádio segue forte no principal mercado do país, sendo um reflexo do meio nos demais mercados
Leia mais - Resultado atual - Audiência SP: Band FM assume terceira colocação geral. Mit FM salta na pesquisa
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios em FMs sintonizadas em São Paulo
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Band FM se destaca em São Paulo. Tupi FM mantém a ponta
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Nativa diminui diferença para Tupi. Mercado apresenta baixa
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Jovens evoluem em São Paulo. Nativa diminui a diferença
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Lideres melhoram suas marcas. 105 FM e Vida crescem novamente
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Band FM, Mix e Vida melhoram seus números em São Paulo
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Nove das dez primeiras colocadas crescem em São Paulo
Leia mais - Resultado passado - Audiência SP: Jovem Pan 2 vice-lider jovem. Tupi FM mantém ponta
Tags: