A Jovem Pan AM 620, uma das emissoras que no último dia 5 foram obrigadas a retomar as transmissões da “Voz do Brasil” na faixa horária das 19h00, segue realizando críticas públicas relacionadas a essa decisão jurídica. Em um editorial transmitido pela emissora em São Paulo e publicado em seu portal, o Jovem Pan Online, a rádio afirma que a maior prejudicada por essa decisão é a população. O editorial também lembra as emissoras que foram obrigadas a retomar as transmissões às 19h e quem segue sem a Voz do Brasil nessa faixa horária na capital paulista.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
O editorial é executado em vários momentos de programação diária da Jovem Pan e também antes da veiculação da Voz do Brasil, às 19h00 de segunda à sexta. A emissora paulista comunica aos seus ouvintes e ao mercado que está impossibilitada de prestar serviço à população paulistana durante a faixa horária das 19h00, uma das mais importantes para o rádio de São Paulo (principalmente devido ao trânsito, horário que p paulistano volta para a casa após o trabalho).
A Jovem Pan também critica os critérios usados na decisão que obrigara a emissora e a CBN FM 90.5 e AM 780 a transmitirem a Voz do Brasil na faixa horária das 19h00. As duas emissoras e a SulAmérica Trânsito FM 92.1 (ausente no comunicado da Jovem Pan) são as únicas rádios jornalísticas obrigadas a retomarem a transmissão da Voz do Brasil na faixa horária tradicional, fato que impossibilita a manutenção de suas grades de jornalismo das 19h00 às 20h00, engessando essas estações na hora de prestar serviços. A Rádio Globo AM 1100 também é citada no editorial como uma das emissoras obrigadas a transmitir a Voz do Brasil às 19h00.
“O ouvinte deixará de ter a informação de que necessita nesse horário crucial para a cidade de São Paulo, especialmente no que diz respeito à prestação de serviço, condições do trânsito, segurança e acontecimentos que devem ser informados à população. (...) Quais são os interesses que estão por trás dessa decisão absolutamente arbitrária? Que interesses políticos ou econômicos impedem a Jovem Pan de informar e prestar serviço das 19 às 20 horas? A Jovem Pan se nega a calar-se diante de um fato que beira ao absurdo, completamente distante da realidade de uma cidade como São Paulo e produto da ditadura Vargas, da década de 1940.” – trecho do editorial.
O editorial também cita as emissoras que ainda não foram atingidas por essa decisão jurídica que está anulando as liminares utilizadas pelas rádios para flexibilizar o horário ou não transmitir a “Voz do Brasil”. As últimas emissoras atingidas nessa decisão foram justamente as duas estações da marca Jovem Pan (Jovem Pan AM 620 e Jovem Pan 2 FM 100.9, além da Fast 89 FM 89.1. SulAmérica Trânsito, Rádio Globo e CBN estão com a Voz do Brasil às 19h00 desde o segundo semestre de 2010. A não-transmissão nessa faixa horária tradicional surgiu em São Paulo na década de 90.
A Jovem Pan também lembra os ouvintes que 2012 é um ano de eleições e que a principal ferramenta contra esse tipo de ação obrigatória é o voto, segundo o editorial da emissora paulistana.
Acompanhe o texto na integra acessando
http://jovempan.com.br
Leia também a opinião do Tudo Rádio sobre o caso –
clique aqui para ler
RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir ao vivo a Jovem Pan AM através do Tudo Rádio
Leia mais - Voz do Brasil às 19h: Previsto impacto negativo em São Paulo
Leia mais - Câmara quer proibir que emissoras diminuam potência durante A Voz do Brasil
Leia mais - Jovem Pan e Fast 89 voltam a transmitir A Voz do Brasil
Leia mais - Campanha de flexibilização é motivada pelo acirramento da obrigatoriedade em São Paulo
Leia mais - AESP convoca afiliados para campanha em favor da flexibilização da Voz do Brasil
Leia mais - Exclusivo: Educadora FM volta a transmitir a Voz do Brasil às 19h
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: