São Paulo – Emissora ouviu o político José Serra, que também revelou ser contrário ao programa obrigatório
A Jovem Pan AM 620 de São Paulo, emissora que em janeiro foi obrigada a retomar as transmissões do programa federal “A Voz do Brasil” na faixa horária das 19h00, segue atualizando seu editorial contra essa obrigatoriedade. Na mais nova peça sobre o tema a emissora ouviu o político José Serra, ex-governador do Estado de São Paulo, que revelou ser contrário à veiculação obrigatória da “A Voz do Brasil”. Além da Jovem Pan AM, as rádios Jovem Pan 2 FM 100.9 e Fast 89 FM 89.1 engrossaram a lista de rádios obrigadas a transmitir o programa federal às 19h00 na capital paulista em 2012.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Na peça da Jovem Pan com o depoimento de Serra, o ex-governador e ex-prefeito da capital paulista revelou que não ouve o programa há muitos anos, pois o considera chatíssimo. O político também lembrou que países democráticos não impõem a transmissão obrigatória de notícias oficiais do governo, como ocorre no Brasil por conta de uma determinação que data de 1939, quando o país ainda vivia a ditadura de Getúlio Vargas. Serra também lembra que o programa poderia ser melhor aproveitada em concessões públicas comandadas pelo Governo e não ser imposto às emissoras de rádio comerciais.
José Serra defende também uma lei que acabe com a obrigatoriedade do programa, sem mencionar uma possível flexibilização. O político também lembra que a situação vivida pelo Brasil na época da criação do programa “A Voz do Brasil” são bem diferentes que a atual, sendo que a obrigatoriedade prejudica a prestação de serviço e o acesso ao lazer através do rádio durante essa importante faixa horária (19h00), engessando o ouvinte na hora de escolher o conteúdo que irá consumir e impedindo que as emissoras atuem em seus canais.
Serra define o programa “A Voz do Brasil” como um “apagão” no rádio na faixa horária que é transmitido. O ex-governador paulista lembrou também que, durante as enchentes que assolaram Santa Catarina em 2008, as emissoras da região que estavam prestando serviço à população local interromperam os trabalhos para a transmissão obrigatória da “A Voz do Brasil”, cessando o acesso dos catarinenses à informação vital sobre as inundações (na ocasião o rádio era o único veículo que conseguia chegar devido a falta de energia elétrica em boa parte das cidades atingidas pelas chuvas).
O editorial com a opinião de José Serra está sendo veiculada durante a programação da Jovem Pan AM de São Paulo, também sendo intercalada com a transmissão obrigatória da “A Voz do Brasil”. Além das rádios ligadas à marca Jovem Pan e a já citada Fast 89 FM, as rádios CBN FM 90.5 AM 780, Rádio Globo AM 1100, SulAmérica Trânsito FM 92.1, entre outras, estão transmitindo o programa obrigatório gerado pela Radiobrás na faixa horária das 19h00, de segunda à sexta.
Editorial da Jovem Pan AM - A Voz do Brasil
Ouça o editorial clicando aqui.
Leia também a opinião do Tudo Rádio sobre o caso –
clique aqui para ler
RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir ao vivo a Jovem Pan AM através do Tudo Rádio
Leia mais - Jovem Pan AM segue criticando veiculação da Voz do Brasil
Leia mais - Voz do Brasil às 19h: Previsto impacto negativo em São Paulo
Leia mais - Câmara quer proibir que emissoras diminuam potência durante A Voz do Brasil
Leia mais - Jovem Pan e Fast 89 voltam a transmitir A Voz do Brasil
Leia mais - Campanha de flexibilização é motivada pelo acirramento da obrigatoriedade em São Paulo
Leia mais - AESP convoca afiliados para campanha em favor da flexibilização da Voz do Brasil
Leia mais - Exclusivo: Educadora FM volta a transmitir a Voz do Brasil às 19h
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: